Onda de calor se intensifica e novos recordes das temperaturas para março podem ser registrados nos próximos dias

Segundo a Sigma Meteorologia, a onda de calor que assola algumas regiões do Rio Grande do Sul, sobretudo as que fazem fronteira com a Argentina, deve intensificar e se tornar generalizada pelo estado ao longo dos próximos dias e o tempo deve continuar seco sob predomínio de sol entre nuvens na maioria das regiões gaúchas.

Nesta quinta-feira, as temperaturas máximas devem superar novamente os 35°C em diversos pontos da Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Noroeste e nas regiões do Vale do Caí, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana, além de pontos do Sul do estado e da Costa Doce. Nas regiões de Uruguaiana, São Borja, Santa Maria e São Gabriel, por exemplo, as temperaturas podem passar dos 37/38°C. Em virtude da aproximação de um novo sistema frontal pela costa da Argentina, Uruguai e extremo Sul do Rio Grande do Sul, pancadas de chuva muito isoladas, irregulares e de baixo acumulado (não se descartando alguma tormenta) podem ser registradas entre a tarde e a noite em pontos do Litoral Sul e da Serra do Sudeste, incluindo regiões como Chuí, Jaguarão e Pelotas.

Na sexta-feira, a massa de ar quente presente sobre o RS ganha ainda mais força com marcas superiores aos 35°C em praticamente todas regiões, com exceção das regiões de maior altitude do Planalto Médio, Serra, Aparados e faixa de costa (Litoral). Em alguns pontos, tradicionalmente mais quentes, as temperaturas podem se aproximar ou até mesmo passar dos 40°C. O tempo seco deve prevalecer sobre todas as regiões e o sol brilha entre nuvens. Somente no extremo Sul, é que o risco de chuva rápida e passageira não pode ser descartada.

No sábado, a aproximação de um novo sistema frontal pelo Uruguai e Argentina prometem intensificar ainda mais o transporte de ar quente de norte sobre o estado, proporcionando uma madrugada muito abafada em diversos pontos, com marcas entre 22°C/24°C na maioria das regiões, com valores que pontualmente podem ser ainda mais elevados. Durante o dia, a temperatura sobe rapidamente e ultrapassa facilmente a marca dos 35°C em diversas áreas, com marcas próximas ou até mesmo superiores aos 40°C em alguns pontos do estado. No entanto, a aproximação da Frente Fria pode favorecer a formação de áreas de instabilidade entre a tarde e a noite em pontos da Fronteira com o Uruguai e Sul do estado que podem registrar novamente pancadas de chuva muito irregulares (não se descartando temporais) e que de forma geral trarão baixos acumulados.

No domingo, a propagação do sistema frontal pela costa do Litoral do Sul do estado e a interação dos ventos mais úmidos e frios associados ao anticiclone pós-frontal posicionado entre Bahía Blanca e Mar Del Plata na Argentina com a atmosfera quente no RS, além de perturbações na troposfera superior (vide difluência em 250 hPa, entre outras forçantes) contribuirão para formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical e como conseqüência – ocorrência de pancadas de chuva (não se descartando temporais localizados com chuva forte, ventos > 70 km/h acompanhado de descargas elétricas e queda de granizo de forma isolada), especialmente em áreas do Uruguai e Metade Sul do RS, onde o aquecimento no Domingo promete ser bem inferior ao registrado no dia anterior (sábado, 14).

No Centro/Norte do estado, incluindo a região de Santa Maria e Porto Alegre, ainda espera-se forte aquecimento ao longo do dia, com marcas superiores aos 35°C em alguns pontos (cenário que ainda deve sofrer atualização nos próximos dias). No entanto, nessas regiões da metade norte do estado, em virtude da aproximação do sistema frontal pela Metade Sul, pancadas de chuva muito isoladas – características de verão (inclusive com chance de temporais) não podem ser descartadas, sobretudo entre a tarde e a noite. Neste dia, uma das grandes características, será a diferença de temperatura ao longo do dia observada entre as áreas que além de terem chuva já estarão sob influência de ventos mais frios (especialmente as do Uruguai e regiões próximas da fronteira com o RS) com o centro/norte do RS.

De maneira geral, os volumes de chuva prometem ser inferiores aos 20 mm (com valores superiores de forma localizada, especialmente no Extremo Sul) em pontos da metade Sul do estado no Domingo, ou seja, ainda insuficiente para reverter o quadro de estiagem vivido por diversos municípios desta região. Ao longo da próxima semana, as chuvas devem voltar a atingir as demais regiões do estado de forma mais generalizada, condição que será atualizada e trazida com maiores informações aqui na página da Sigma Meteorologia, fique ligado! 😉

Com relação aos picos de calor intenso, os modelos numéricos de previsão do tempo são incisivos em acusar temperaturas máximas entre sexta-feira (13) e sábado (14), compatíveis com valores até então observadas poucas vezes no mês de Março desde o início das observações meteorológicas no estado, indicando a possibilidade inclusive de valores que poderiam superar os já observados em algumas cidades, quebrando recordes de calor para o mês dos últimos 100 anos. A Sigma estará acompanhando e fazendo levantamentos das maiores temperaturas registradas, trazendo aqui com responsabilidade e seriedade, eventuais registros e recordes de temperatura máxima observadas por estações convencionais/automáticas oficiais.

Mapa do modelo WRF 12 km inicializado com o modelo global norte-americano GFS rodado pela Sigma Meteorologia, mostra forte aquecimento esperado no próximo sábado (14), um dos dias mais quentes desta onda de calor no Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.