Coletiva de imprensa afirma que decreto municipal irá ser mantido nesta semana

Nesta segunda-feira (30), o Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, e demais autoridades, falaram sobre as medidas preventivas ao Covid-19, em Coletiva de Imprensa.

No início da conversa, o Prefeito falou sobre o grande impasse entre saúde e economia. Porém, ele afirmou que o decreto será mantido até a próxima sexta-feira (03), priorizando a saúde. Nesta data, será feita novamente uma reunião com o Comitê de Crise para decidir se haverá ou não uma modificação.

Reiterou, também, que a economia não foi deixada de lado. A cidade permanece funcionando, com todos cuidados e restrições, indústrias e construções civis continuam, porém, o comércio permanece fechado. As adaptações são importantes, como por exemplo, vendas por meios eletrônicos e demais alternativas.

Quanto aos bares, casas de festas, ginásios, academias, praças, bibliotecas, igrejas e velórios, transporte coletivo ou privado, todos permanecem fechados. Finalizou o prefeito, “nosso decreto permanece inalterado”.

Quanto a educação, a Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Izabel Cristina Durli Menin, afirma que as aulas estão suspensas até o dia 10 de abril, projetando que as escolas voltarão dia 13. Ela pediu, também, que as famílias fiquem atentas nos comunicados nas redes sociais para ficar por dentro das novas informações e detalhes sobre as atividades à distância, pois, com estas, os alunos não sairão desta situação prejudicados. “Mantenham seus filhos em casa, eles não estão de férias” finalizou Izabel. O Prefeito reiterou que a projeção é que as aulas voltem nesta data, porém, há a possibilidade que voltem apenas em maio.

Segundo Waldemar “o mês de abril será muito crítico”, mesmo que as flexibilizações ocorram, a volta a vida normal será gradativa. O vereador Thomas Schiemann complementou que, o fato da doença ser nova e por não existir a certeza do que irá acontecer, não se pode afirmar datas para que as coisas voltem ao normal. Lembrou, também, que há uma grande necessidade de doações à Assistência Social, por conta do grande número de pessoas em casa e dificuldades financeira que aparecerão por conta disso, principalmente de famílias vulneráveis.

Daniel Tressino, representante do Hospital São Peregrino Lazziozi, afirmou que após a indicação do Ministério da Saúde, de não haver mais atendimentos a casos não emergenciais, um plano novo de atendimentos, foi necessário. O fluxo de pacientes com sintomas respiratórios, estão tendo sua triagem diferenciada e posterior atendimento ímpar. Há uma equipe especializada também para atendimento de possíveis casos. Afirmou que há a possibilidade de a instituição suportar cerca de nove pacientes, por alguns dias. Frisou que os enfermos permanecem na cidade num estágio inicial, pois, casos mais graves devem ser encaminhados a hospitais de apoio. Contudo, caso não seja possível este deslocamento, há uma equipe sendo formada para casos mais graves, também em Veranópolis.

A indicação principal é que as pessoas com sintomas leves devem ficar em casa. Em casos mais agudos, o cidadão deve encaminhar-se a unidade sentinela. Após avaliação, se o caso for mais grave será encaminhado para o hospital, onde haverá uma nova triagem. Diante deste cenário, os mais críticos recebem um atendimento especializado para ser considerado suspeito ou não e, se necessário, será realizado o exame para confirmar ou não o caso.

Por fim, Thomas reiterou que é essencial lavar as mãos, tomar banhos completos e proteger-se nas diversas formas. Para finalizar, Waldemar frisou “vamos continuar trabalhando juntos e assim Veranópolis irá vencer essa”.

Assista a coletiva acima

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.