Assista | Estação em Taquara capta meteoros no céu do RS

As noites de quinta (6) e sexta-feira (7) foram de tirar o fôlego para muitos moradores da região. Isso porque vários foram os relatos de um “clarão” no céu, semelhantes a uma bola de fogo. Tudo se tratou da passagem de bólidos, espécie de meteoros. Os fenômenos foram captados pela estação da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), uma rede de colaboradores voluntários que faz registros no céu do país.

A câmera localizada no centro de Taquara é responsabilidade do pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Bramon, Carlos Fernando Jung. O equipamento monitora todo o Vale do Paranhana. Segundo ele, o meteoro desta sexta-feira foi extinto a 24,68km de altitude sobre o Rio Grande do Sul.

Já na quinta-feira, o possível fragmento de rocha especial, conforme a Bramon, teria o peso de sete a 12 quilos. A “bola de fogo” surgiu a 57 quilômetros de altitude, próximo a cidade de 25 de Mayo, na Argentina. De acordo com comunicado da Bramon, o meteoro viajou a uma velocidade média de 49,1 mil km/h até atingir a altitude de 27km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul.

Com informações do Jornal Repercussão.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.