Conferência discute os direitos da criança e do adolescente em Cotiporã

No dia 27 de novembro, ocorreu em Cotiporã a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria Prefeitura Municipal. A terceira edição da conferência teve como temática principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Durante a abertura, o Prefeito Municipal José Carlos Breda ressaltou a importância de discutir, junto à comunidade, a atenção, oportunidade e segurança destinada aos jovens cotiporanenses, bem como a atitude e envolvimento dos mesmos para com o município.

Segundo a Presidente do COMDICA Jéssica Zalamena, a conferência objetivou mobilizar integrantes de Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas ao princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as ações de enfrentamento às violências.

O jovem como protagonista

Com o tema “Pacificação Nas Escolas: Um Olhar Restaurativo Do MPRS”, o Promotor de Justiça da Promotoria Especializada de Bento Gonçalves, Dr. Elcio Resmini Meneses, palestrou aos participantes. Segundo ele, a escola é fundamental na formação cidadã do jovem que ainda precisa se sentir responsável pelo local onde está inserido. “A escola é do ensinar e do aprender, mas também forma cidadãos. É na escola que surge a necessidade da reflexão dos valores humanos e por aí, se começa uma estrutura de sociedade melhor. Falta para o jovem o despertar de perceber que ele é responsável pela sua comunidade. Ele precisa começar a pensar que tudo faz parte da vida e que tem relação com as situações” destaca, ressaltando a importância de conferências para gerar diálogos com os jovens e a população em geral.

Com 16 anos, Guilherme de Oliveira Machado é estudante do 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Professor Jacintho Silva, em Cotiporã. Para ele, a situação da criança e do adolescente na atualidade é, também, de responsabilidade e interesse de cada um. “Nós temos muitos direitos e esses direitos são merecidos, só que nós também temos deveres que devem ser cumpridos. Muitos dos jovens não seguem mais nenhum dever, como por exemplo, no estudo” reflete.

Informações e foto Prefeitura de Cotiporã.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.