Gol anuncia operação de malha aérea com ‘carros voadores’ para 2025

A Gol espera iniciar as operações em uma malha área brasileira usando os carros elétricos voadores em meados de 2025. A companhia anunciou nesta terça-feira, 21, a assinatura de um protocolo de intenção de compra ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como eVTOL.

O acordo acontece via Grupo Comporte, entidade do acionista controlador da empresa aérea, em conjunto com a Avolon. Segundo comunicado da empresa, a assinatura faz parte de uma estratégia comercial para “expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos”.

A expectativa é que a malha área seja desenvolvida utilizando aeronaves VA-X4 eVTOL, produzidas pela britânica Vertical Aerospace, que podem transportar até quatro passageiros, além do piloto, e alcançar velocidade máxima de 320km/h. O modelo é considerado “um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento” e produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro.

“A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025”, finaliza o comunicado.

(Com informações da Jovem Pan)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.