Engenheiro desaconselha tráfego de veículos pesados em algumas estradas municipais após danos severos causados pelas chuvas em Caxias do Sul

Nesta sexta-feira (24/05), o engenheiro civil da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Valter Guerra, realizou um mapeamento técnico detalhado e levantamento geofotográfico das estradas Municipais João Edgar Jung e Estrada Municipal 92, entre Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina. A inspeção identificou extensivos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na primeira quinzena de maio deste ano.

Guerra enumerou os pontos de avaria e classificou as ações necessárias para cada um, distinguindo entre reparos simples e obras estruturantes de maior vulto. A Estrada João Edgar Jung apresentou principalmente danos por erosão do solo, com quedas de barreiras e danos ao asfalto, além de pontos onde o asfalto foi removido, exigindo novos projetos.

Na Estrada Municipal 92 os danos foram ainda mais severos, com sistemas de drenagem destruídos, encostas desmoronadas, trechos de estrada carregados pelas águas, e solo erodido pelo rio, deixando a pista sem base firme. Diversas rachaduras, fissuras e trechos sem o asfalto e com afunilamento de pista foram encontrados, indicando solo instável em vários pontos críticos.

Diante dessa situação, Valter Guerra desaconselha tráfego nessas vias, especialmente para veículos pesados como caminhões e carretas. “Não há como liberar o tráfego por estas estradas, não é seguro e aconselhável. No entanto, será preservado o acesso local para moradores com o uso de veículos leves”, frisou Guerra.

A recomendação do engenheiro é clara: até que as obras estruturantes necessárias sejam concluídas, apenas veículos leves poderão trafegar nas estradas afetadas, garantindo a segurança dos moradores e prevenindo maiores danos às já comprometidas infraestruturas das vias municipais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo