Policiais Militares Ambientais inspecionam lago com possível presença de serpentes sucuris em Roque Gonzales

Neste domingo (14/04), a PATRAM realizou averiguação juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, quanto a possível presença de serpentes da espécie sucuri na área alagada do lago artificial da UHE Passo São João – leito do Rio Ijui.

Durante as diligências, que continuaram no dia de hoje (15/04), não foram localizadas as referidas serpentes, como também, nenhuma movimentação que indicasse a presença destas na água ou nas margens do lago.

Os moradores ribeirinhos foram orientados quanto a cautela em navegar com embarcações no local e circular nas margens do alagado afim de evitar acidentes indesejados, assim como, a acionar a PATRAM caso avistem as serpentes.

Cabe salientar, que sendo localizadas, não haverá a sua remoção, apenas o monitoramento, visto se tratar de animal silvestre, que tem o direito de viver em seu habitat natural, que em regra, no caso das sucuris, é nas proximidades de rios ou áreas alagadas.
Além disso, toda Área de Preservação Permanente do lago da UHE Passo São João é destinada como corredor ecológico para manter a biodiversidade.

⚠️Fica a dica: Em seu artigo 29 a lei 9605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, estabelece que é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

Ainda, em seu parágrafo 3°, estabelece que são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.