Polícia Federal deflagra Operação Vasum II contra importação ilegal de mercadorias no RS, PR, MG e SP

Na manhã de hoje, quinta-feira (25), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vasum II, visando combater a importação ilegal de mercadorias estrangeiras, com os crimes de descaminho e associação criminosa. A operação mobilizou 60 policiais federais para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

A Justiça Federal de Santa Maria determinou medidas cautelares diversas da prisão para três investigados, além do monitoramento eletrônico e o arresto de 23 veículos, totalizando R$ 1,7 milhão em valor de mercado.

A investigação teve início em 2022, após a apreensão de bebidas estrangeiras em Curitiba (PR). As mercadorias, provenientes de uma empresa de Santa Maria (RS), foram enviadas clandestinamente com o uso de documentos falsificados. Seis outras apreensões foram registradas durante a investigação, todas ligadas ao mesmo grupo empresarial.

As mercadorias, principalmente bebidas alcoólicas como whisky e outros destilados, ingressavam no Brasil pela fronteira com o Uruguai. O grupo utilizava diversos núcleos operacionais para o fornecimento, troca de moeda, transporte, intermediação e aquisição dos produtos. As bebidas eram comercializadas para distribuidores atacadistas em Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Em menos de dois anos, o grupo movimentou mais de R$ 23 milhões.

A primeira fase da Operação Vasum foi deflagrada em outubro de 2022. O nome “Vasum” faz referência à ação dos suspeitos, que enviavam as bebidas estrangeiras utilizando notas fiscais e declarações de conteúdo fictícias, descrevendo-as como “vasos de decoração”.

Além do cumprimento dos mandados e das medidas cautelares, a operação também conduziu interrogatórios dos principais investigados e a constrição de bens para futuro ressarcimento ao erário.

A Operação Vasum II demonstra o compromisso da Polícia Federal no combate à criminalidade organizada e à proteção da fronteira brasileira.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.