Vigilância Sanitária interdita 14 câmaras de bronzeamento artificial em Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de fiscalização em locais que prestam serviço de estética no Município, para averiguar denúncias recebidas pelo Alô Caxias, pelo uso de câmaras de bronzeamento artificial. Somente no dia 14.03, oito serviços foram autuados, resultando em 14 equipamentos interditados, o que gerou processo administrativo sanitário.

A diretora das Vigilâncias em Saúde, Sandra Tonet, alerta que as pessoas não utilizem esses meios de bronzeamento artificial, pois o risco de adquirir câncer de pele é maior. E sobre as denúncias, destaca: “A população também pode auxiliar denunciando, pois muitos locais não têm nem alvará (para qualquer atividade) e isso dificulta muito com que a fiscalização chegue nesse local”, explica.

Em vigor desde 2009, quando foi publicada a Resolução Nº 56, a norma estabelece que é proibido o uso dos equipamentos de bronzeamento artificial com finalidade estética, devido a emissão de radiação ultravioleta (UV). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câmaras de bronzeamento artificial são fontes de radiação UV e estão associadas ao melanoma (tipo de câncer de pele).

A Vigilância Sanitária não licencia a atividade, podendo multar, interditar o local, e apreender o equipamento. A SMS reforça o risco desses equipamentos e orienta a população a não utilizar e denunciar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.