Temporal causa estragos em mais de 80 cidades do Rio Grande do Sul

Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul entre a quarta-feira (20) e quinta-feira (21), causando danos em pelo menos 82 municípios. As ocorrências envolvem principalmente problemas ocasionados pela força do vento, como quedas de árvores e destelhamentos. Além disso, mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.

Chuí, Santana do Livramento, Arroio Grande, Bagé, São Pedro do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Frederico Westphalen, Engenho Velho, Cacequi, Getúlio Vargas, André da Rocha, Barão do Cotegipe, Cruz Alta, Taquara, Lajeado, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha foram algumas das cidades mais afetadas.

Em Chuí, uma rajada de vento derrubou uma árvore sobre um caminhão na BR 471. Em Santana do Livramento, a cidade ficou sem energia e com quedas de árvores no centro, além de cinco casas destelhadas. Em Arroio Grande, ruas ficaram alagadas e houve queda de luz. Em Bagé, duas casas foram destelhadas e árvores caíram.

Outras cidades como Venâncio Aires, Jaguarão, Alegrete, São Sepé, Restinga Seca, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Triunfo, Passo Fundo, Campos Borges, Pinto Bandeira, Sobradinho, Caçapava do Sul, Itaqui, Áurea, Bossoroca, Giruá, Eugênio de Castro, Prejuçara, Jóia, Vanini, Faxinal do Soturno, Bom Jesus, Marau, Santo Ângelo, Nova Hartz, Imbé, Carlos Barbosa, São João do Polêsine, Cachoeira do Sul, Soledade, São Lourenço do Sul, Vera Cruz, Cerrito, Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Santiago, Uruguaiana e Taquari também registraram quedas de árvores e destelhamentos pontuais.

A Defesa Civil estadual informa que o número de cidades afetadas deve aumentar até o final do dia. Mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras estão sem energia elétrica no estado. A RGE tem 337 mil clientes sem luz, enquanto a CEEE Equatorial tem 796 mil.

Segundo o Inmet, os ventos chegaram a 142 km/h em Soledade e 140 km/h em Cruz Alta. Em Porto Alegre, a temperatura caiu 17°C em 14 horas. Na quarta-feira, às 16h30min, os termômetros marcavam 39°C. Na quinta-feira, às 8h30min, a temperatura era de 22°C.

A Defesa Civil estadual pede que a população evite sair de casa durante o temporal e tome cuidado com quedas de árvores e destelhamentos.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.