São Leopoldo decreta uso de máscaras na rede pública de saúde

A medida se faz necessária devido ao aumento no atendimento para casos de síndromes gripais, muitos com suspeita de Covid, na rede municipal de saúde

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou na tarde desta terça-feira, 5, o Decreto nº 10.698, que estabelece a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual para circulação e permanência na rede pública de saúde, para profissionais e pacientes, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Saúde da Feitoria e na Fundação Hospital Centenário.

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar máscara para os pacientes que buscam atendimento.

A medida se faz necessária devido ao aumento no atendimento para casos de síndromes gripais, muitos com suspeita de Covid, na rede municipal de saúde. O Município também teve uma alta procura por atendimento em suas unidades de saúde referente a casos ou suspeitas de dengue. O Decreto também busca salvaguardar os pacientes que permaneçam em mesmo ambiente na rede de saúde, com sintomas diferentes em aguardo de confirmação de seus casos.

Por determinação do prefeito Vanazzi e da Secretaria Municipal de Saúde, conforme transmissão ao vivo na manhã de segunda-feira (4), quando do anúncio de medidas devido ao aumento da demanda de atendimento para casos de dengue e sintomas gripais, determinou a compra de Kits de teste rápido para detecção da dengue (hemograma) e testes rápido para Covid.

Outra medida será a contratação emergencial de 15 agentes de endemias e de dois supervisores para reforçar as ações de controle da dengue nas comunidades. O prefeito Vanazzi também reforçou a importância da população completar o ciclo vacinal da Covid, procurando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O prefeito Vanazzi anunciou ainda a abertura de seis Unidades Básicas de Saúde e atendimento com horário estendido. Unidades de Saúde Paim, Vicentina, Padre Orestes, Brás e Cohab Feitoria, com atendimento até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a UPA da Zona Norte até as 22h.

Também reforçou a cobrança feita por meio do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRANPAL), para uma ação mais efetiva e articulada do Governo do Estado no enfrentamento da dengue na Região Metropolitana e relatou a reunião que teve na semana passada com o Ministério Público como forma de fortalecer as ações de enfrentamento da dengue.

Informou que o município de São Leopoldo irá judicializar contra o Governo do Estado, e a Secretaria Estadual de Saúde pela agilização das transferências de pacientes que aguardam no Hospital Centenário por procedimentos em outros hospitais referenciados. Atualmente mais de 20 pacientes aguardam, alguns há mais de 30 dias por transferência, o que gera, de acordo com Vanazzi, um custo elevado, e nenhuma resolutividade para quem está no leito, além de trancar a possibilidade de internação de novos pacientes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.