Resgate da língua friulana em Cotiporã: livro bilíngue “A Pulga e o Piolho” é lançado

Na manhã de 26 de março, a Professora Linara Bessega Segalin presenteou a comunidade de Cotiporã com o lançamento do livro “A Pulga e o Piolho”, em friulano “Il Puiç e il Pedoli”. A obra, do gênero infantil e com ilustrações, é bilíngue, em português e friulano, visando a compreensão de todos e a revitalização dessa importante parte da história e da cultura local.

A entrega dos exemplares aconteceu no Centro Administrativo, com a presença da Vice-prefeita Lenita Zanovello Tomazi e da Secretária de Educação e Desporto Lilian Zechin. A Professora Linara explanou sobre os objetivos e a construção do livro, fruto de um trabalho conjunto entre a EFASCE BRASIL e o EFASCE COTIPORÃ, através do projeto Mandi.

Em Cotiporã, a língua friulana, originária da região do Friuli Venezia Giulia, na Itália, já esteve presente na vida de muitos. No entanto, com o passar do tempo, a cultura foi se perdendo. A iniciativa do livro “A Pulga e o Piolho” busca resgatar esse idioma e suas raízes, promovendo a sua preservação e valorização entre as novas gerações.

Os exemplares da obra estarão disponíveis para a comunidade nas Escolas Municipais e na Biblioteca Municipal. A Prefeitura de Cotiporã parabeniza e agradece a Professora Linara, bem como a todos os envolvidos neste projeto, por seu empenho em preservar e propagar a rica cultura friulana presente no município.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.