Quatro crianças estão em remissão do HIV há 1 ano, após pausa no tratamento 

Um grupo de 4 recém-nascidos ficou livre do vírus HIV um ano após a pausa no tratamento. Os bebês foram submetidos a um tratamento precoce 48 horas após o nascimento.

A terapia anti-retroviral (TARV) foi iniciada logo nas primeiras horas de vida das crianças e monitorada de perto quanto à segurança dos medicamentos.

Um ano depois, com a pausa da terapia, os bebês apresentaram remissão da doença. “Estas descobertas são uma evidência clara de que o tratamento muito precoce permite que características únicas do sistema imunitário neonatal limitem o desenvolvimento do reservatório do HIV , o que aumenta a perspectiva de remissão do HIV”, disse Jeanne Marrazzo, Diretora do Instituto nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Maryland, Estados Unidos.

Estudo com 6 crianças

O estudo foi realizado por pesquisadores norte-americanos e envolveu 6 crianças, 4 delas entraram em remissão.

Os bebês contraíram o HIV antes do nascimento e foram inscritos no estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde.

As crianças foram monitoradas desde o nascimento até completarem 5 anos de idade.

Tratamento precoce

A TARV já é conhecida no tratamento de HIV para recém-nascidos. O avanço da terapia reduziu significativamente a transmissão perinatal do HIV, quando uma criança adquire o HIV ainda no útero, durante o parto ou através do consumo de leite na amamentação.

O tratamento com as crianças foi precoce. Logo nas primeiras 48 horas de vida, os bebês foram submetidos ao TARV.

Acompanhados, os pesquisadores queriam entender se, após cessarem o tratamento, as crianças entrariam em remissão.

Isso, no futuro, deixaria os pequenos livres de medicamentos para a vida toda.

Pausa no tratamento

Depois de um tempo, o tratamento foi cessado e as crianças monitoradas novamente.

Quatro das seis tiveram remissão do HIV, se caracterizando pela ausência de replicação do vírus durante pelo menos 48 semanas sem o TARV.

Uma delas teve remissão durante 80 semanas, mas depois o HIV voltou.

Outras três permanecem em remissão por 48, 52 e 64 semanas.

“Este é o primeiro estudo a replicar e expandir rigorosamente os resultados observados no relato de caso do Mississipi [onde outra criança entrou em remissão]”, disse Deborah Persaud, professora de pediatria na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Remissão promissora

Mesmo que a remissão tenha sido temporária, os resultados são animadores e apontam que o tratamento precoce em crianças pode dar resultados.

“Estes resultados são inovadores para a investigação da remissão e cura do HIV, e também apontam para a necessidade de testes neonatais imediatos e início de tratamento em ambientes de cuidados de saúde para todas as crianças potencialmente expostas ao HIV no útero.”

No geral, o tratamento com TARV precoce, se mostrou muito efetivo no controle do HIV.

Agora, os pesquisadores estão debruçados sobre mais investigações para compreender os efeitos em outras crianças, principalmente aquelas que recebem medicamentos mais potentes.

“Este ensaio leva-nos um passo mais perto de perceber outra mudança de paradigma em que a nossa abordagem à TARV poderia ser tão eficaz que poderia ser usada durante uma temporada da vida, em vez de na sua totalidade”, finalizou Adeodata Kekitiinwa, professor associado clínico emérito do Departamento de Pediatria do Baylor College of Medicine.

Com os resultados do tratamentos, os pesquisadores dizem que a remissão de bebês com HIV está próxima.

Informações Só Noticia Boa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.