Outono começa nesta quarta com previsão de temperaturas altas e chuvas normais

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta quarta-feira, 20 de março, à 0h06 (horário de Brasília) e termina no dia 21 de junho, às 17h51. De acordo com o Prognóstico Climático Trimestral, elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta Agroclimáticos (Simagro), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o outono de 2024 deverá apresentar precipitações regulares e temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul.

Precipitação

  • Abril: Chuva próxima da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores à média normal nos setores Norte e Noroeste.
  • Maio: Previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores abaixo da média nas regiões Norte e Noroeste.
  • Junho: Chuva acima da normalidade em todo o Estado.

Temperatura média

  • Abril: Valores acima da normalidade em todo o Estado.
  • Maio: Superior à média em todas as regiões.
  • Junho: Dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com valores ligeiramente mais elevados no Litoral e inferiores à média normal no setor Norte.

Influência do La Niña

A estação estará sob o efeito do fenômeno La Niña, que contribui para o aumento da nebulosidade e da umidade do ar, favorecendo a ocorrência de chuvas. No entanto, o fim do El Niño no decorrer dos meses de abril, maio e junho implicará em um curto período de neutralidade no fim da estação.

Previsão por mês

  • Abril: Precipitação próxima da média na maioria dos municípios, com temperaturas acima da média.
  • Maio: Chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com temperaturas superiores à média.
  • Junho: Chuva acima da média em todo o Estado, com temperaturas dentro do padrão normal na maior parte do Estado.

Recomendações

A Seapi recomenda que os agricultores e pecuaristas fiquem atentos às atualizações das previsões do tempo e adotem medidas para minimizar os impactos das condições climáticas em suas atividades.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.