CSG apresenta investimentos em duplicações na ERS-122 e RSC-453 para empresários da Serra Gaúcha

Primeira etapa do trecho de quase 30 km das rodovias iniciará ainda neste ano, com aporte de R$ 10 milhões. Ampliação deverá ser concluída até janeiro de 2026. Projeto foi divulgado durante reunião-almoço da CIC, em Caxias do Sul

O diretor-presidente da concessionária CSG, Ricardo Peres, foi o convidado desta segunda-feira (18) da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). No encontro, o dirigente apresentou o vídeo do projeto viário da duplicação de 10,96 quilômetros da ERS-122, entre os km 69 e 80, que contorna Caxias do Sul. Outra rodovia que será duplicada é a RSC-453, pegando 18 quilômetros de extensão, no trecho dos km 101 e 119, entre Garibaldi e Farroupilha.

A previsão é de que a primeira etapa das obras inicie até o fim deste ano, devendo ser concluída até janeiro de 2026. O investimento estimado é de R$ 10 milhões. Os recursos privados aplicados nas obras são frutos da arrecadação dos pedágios nas estradas administradas pela CSG.

“A duplicação destas rodovias é fundamental para o desenvolvimento da região, e o que mostramos aqui, de forma objetiva é o início de uma transformação na malha viária da Serra Gaúcha. Os desafios são muito grandes, mas tudo está sendo realizado conforme o cronograma estabelecido pelo contrato e executado pela concessionária”, garantiu Peres.

Com a duplicação do contorno urbano de Caxias do Sul, os bairros Samuara, Cidade Nova, São Giácomo, Monte Ibérico, Santa Catarina, Nossa Senhora da Saúde e Pioneiro, serão beneficiados com as melhorias. Já em Farroupilha, os bairros Nova Milano e Emboaba sentirão os avanços com as obras.  As intervenções ampliarão a infraestrutura da rodoviária da Serra Gaúcha, gerando oportunidades de negócios, facilidade no escoamento dos produtos tanto industrializados como agropecuários, além da fluidez e segurança para quem viaja a turismo ou a trabalho.

Gabriel Fajardo, secretário-adjunto de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul, valorizou o trabalho em conjunto da concessionária com o poder público. Segundo ele, o governo é responsável por fiscalizar os trechos concedidos, propor melhorias e dialogar com a sociedade sobre os avanços na infraestrutura.

“Em pouco mais de um ano, o saldo é muito positivo. A concessionária está empenhada em melhorar as estradas e o que foi apresentado aqui reforça esse compromisso. Outro aspecto que destaco é a busca por inovação pela CSG, que trouxe o modelo free flow para o Estado em substituição às praças de pedágio”, citou.

Também participaram da reunião-almoço o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, e o presidente da CIC, Celestino Loro.

Cronograma da ERS-122

Primeira etapa: 2024, 2025 e 2026 – km 69 a km 80 da ERS-122, entre o viaduto Torto e o contorno de Caxias do Sul

– km 71 – rótula alongada interligando a rodovia aos acessos dos bairros Samuara e Cidade Nova;

– km 71 – implantação de transposição em desnível permitindo a interligação entre os bairros São Giácomo e Cidade Nova, com o cruzamento sob a rodovia duplicada; 

– km 72 – rótula alongada, permitindo o tráfego entre os bairros São Giácomo e Cidade Nova;

– km 74 – duplicação de ponte sobre o rio Tega;

– km 75 – rótula alongada, permitindo o tráfego entre os bairros Monte Ibérico e Santa Catarina;

– km 77 – implantação rotatória alongada (próximo a Brasdiesel Scania);

– km 78 – transposição em desnível, possibilitando o tráfego entre os bairros Nossa Senhora da Saúde e Pioneiro para acessar a rodovia;

– km 79 e km 80 – construção de vias marginais.

Cronograma da RSC-453

Primeira etapa: 2024, 2025 e 2026 – km 101 a km 119, da RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha

– km 103 – será implantada uma rótula alongada permitindo a interligação entre a localidade de Tamandaré, em Bento Gonçalves, e a cidade de Garibaldi;

– km 104 – rótula alongada será implantada, permitindo que as vias do bairro Nova Sardenha, em Farropilha, tenham acesso à rodovia;

– km 107 – transposição em desnível será implantada, interligando a rodovia com as vias locais no sentido de Bento Gonçalves;

– km 109 – outra rótula alongada será construída, permitindo a interligação das vias locais do bairro Nova Sardenha, em Farroupilha, com a rodovia;

– km 113 – rótula alongada será construída, interligando a rodovia com a ERS-448

– Km 115 – rótula alongada será construída, permitindo a interligação das vias locais do bairro Nova Sardenha, em Farroupilha com a rodovia;

– km 115 a 117 – vias marginais serão construídas, permitindo o tráfego das vias locais sem acesso à rodovia

– km 117 – outra rótula alongada será construída;

– km 119 – transposição em desnível será implantada, interligando a rodovia com as vias existentes na região.

A concessão da CSG

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 km de concessão no Vale do Caí e Serra Gaúcha. Desde 1º fevereiro de 2023, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).

O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões, sendo que cerca de 80% do valor será utilizado nos primeiros 10 anos do contrato. Entre as principais obras previstas para os sete primeiros anos da concessão estão a duplicação de 120 km de rodovias (67% do trecho), 55 km de faixas adicionais (3ª pista), 20 km de vias marginais (estradas paralelas às rodovias principais), 10 km de ciclovias (entre Caxias do Sul e Farroupilha), quatro postos de pesagem, 45 passarelas, 296 novos pontos de ônibus, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas de socorro médico e mecânico, manutenção, entre outras ações.

Mais informações sobre a CSG podem ser obtidas pelo telefone 0800.122.0240 ou pelo e-mail [email protected].

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