Cidade catarinense decreta emergência por infestação de inseto

Luiz Alves, município do Vale do Itajaí em Santa Catarina, decretou situação de emergência na quarta-feira (27) devido ao aumento da população de maruins. Os moradores relatam intenso desconforto com as picadas do inseto.

O decreto reconhece a situação endêmica do maruim, um mosquito do gênero Culicoides, presente tanto na área urbana quanto rural do município. A infestação impede ou dificulta a exposição dos residentes ao ar livre, principalmente de crianças e idosos.

Além do incômodo das picadas, que podem evoluir para reações alérgicas graves, os maruins afetam diretamente a agricultura local. Produtores rurais ficam expostos ao inseto durante o trabalho na lavoura e na pós-colheita, comprometendo a qualidade de vida e a produtividade.

Diante da ineficácia de repelentes e outros métodos químicos, o decreto autoriza a entrada de autoridades e agentes de combate ao maruim em propriedades particulares para identificar criadouros. Além disso, dispensa licitação para compra de bens necessários para controlar a infestação.

Fontes:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.