Vale do Taquari: diagnóstico do MPRS vai aprimorar respostas a desastres climáticos

Na tarde desta terça-feira, 27 de fevereiro, a Promotoria de Justiça de Lajeado, no Vale do Taquari, sediou uma reunião para definir melhoras nas respostas dos municípios da região a desastres climáticos, como a enchente de setembro de 2023 que matou 52 pessoas e deixou outras 17 mil fora de casa.

No encontro, que reuniu além do Ministério Público do Rio Grande do Sul, representantes do Governo do Estado, da Defesa Civil, e de oito municípios da região (Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Roca Sales), foram discutidas medidas para minimizar possíveis danos em futuros eventos climáticos.

Na reunião, as assistentes sociais do Gabinete de Assessoramento Técnico do MPRS Silvia Tejadas e Cláudia Luz apresentaram um diagnóstico das políticas públicas adotadas pelos municípios da região nesta área. Em foco, políticas de assistência social, saúde mental e habitação. Para o estudo, foram entrevistados prefeitos, secretários, coordenadores de equipamentos, assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, engenheiros e servidores da Defesa Civil destas cidades. O resultado aponta que é preciso estar preparado para correr menos risco.

“Municípios com melhores níveis de planejamento e integração das equipes das diversas áreas apresentaram tendência a respostas mais ágeis, menor estresse nas relações com os moradores e reestabelecimento mais rápido de serviços e rotinas”, destacou Silvia.

O promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, responsável pela Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas, que coordenou a reunião, está acompanhando o assunto desde o início e destaca o papel do MP.

“Estamos buscando estar mais próximos aos fatos, aos gestores e às pessoas, em tempo o mais real possível. Nós estamos literalmente no meio da enchente junto com os senhores”, disse o promotor aos presentes na abertura do evento.

Presente ao encontro, a procuradora de Justiça Silvia Cappelli, coordenadora do GabClima, ressaltou que o grande desafio é trabalhar de forma transdiciplinar.
“Não estamos preparados para a força da natureza e isso é uma oportunidade de superar desafios, de mudar a nossa forma de atuar e de ser solidários frente à dinamicidade dos desastres, tomando decisões com base científica”, disse ela, destacando que, no contexto atual das mudanças climáticas, a atuação conjunta pode ser exemplo pro Estado e pro País.

Por fim, conforme Diefenbach, uma vez feita essa exposição coletiva, a ideia é encaminhar relatórios individuais para cada cidade.

Participaram do encontro o chefe da Casa Militar do Governo do Estado e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil,, coronel Luciano Chaves Boeita; o subchefe de Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro; o tenente coronel Roger Vasconcellos, presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar; o diretor-geral adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Moisés Scussel; os prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo; Arroio do Meio, Danilo Bruxel; Colinas, Sandro Hermann; Encantado, Jonas Calvi; Cruzeiro do Sul, João Dullius, todos acompanhados de membros das suas equipes; e representantes dos municípios de Estrela, Muçum e Roca Sales.)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.