Diocese de Caxias do Sul abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024

A Diocese de Caxias do Sul abriu oficialmente, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade (CF) 2024, a edição de número 60. O ato aconteceu durante coletiva de imprensa no Espaço Mater Dei, anexo à Catedral Diocesana, com a presença do bispo diocesano, Dom José Gislon.

No início do encontro, Dom José deu abertura oficial à Campanha de 2024. “A Quaresma e a Campanha da Fraternidade são um tempo propício para refletirmos sobre a beleza e fragilidade da vida, sobre o amor, o perdão e a graça da misericórdia de um Deus que é Pai e que nos ama. E porque nos sentimos amados e perdoados por Deus somos impelidos a fazer o bem, pois conseguimos ver, com os olhos do coração, os nossos irmãos e irmãs que precisam da nossa proximidade e nossa solidariedade. A Campanha quer nos ajudar a tomar consciência de uma ação importante para a sociedade brasileira: construirmos uma sociedade pacificada, harmoniosa”, salientou.

Neste ano, com o mote “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) a CF olha para a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, lançada em 03 de outubro de 2020. O Pontífice reflete sobre os tempos atuais e desafia os cristãos e as pessoas de boa vontade a “ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social, tão necessária para a boa convivência. O diálogo é o caminho”.

Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade tem seu ponto alto na Quaresma, período de 40 dias que prepara os cristãos para a Páscoa. Conforme o texto-base da CF, “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma. Ela não esgota a Quaresma. Dá-lhe, porém, o tom, mostrando, a partir de uma situação bem específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitário e social”.

Durante a coletiva de imprensa, a professora e membro do Conselho de Formação da Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil, Maria Beatriz Spier Vargas, explanou sobre a Encíclica Fratelli Tutti. “Para nós, cristãos, essa fonte de fraternidade e amizade social está no Evangelho de Jesus Cristo. Dele brota, para o pensamento cristão para a ação na Igreja, o primado reservado à relação, ao encontro com o mistério sagrado do outro, à comunhão universal com a humanidade inteira, a fraternidade autêntica e a amizade social como vocação de todos. Quaresma é tempo de conversão pessoal e social, tempo especial de graça. Que cada um de nós se disponha a um esforço pela fraternidade, à cultura do encontro, do diálogo e do cuidado com o outro”, comentou Beatriz.

No documento, o Papa Francisco assim escreve: “As questões relacionadas com a fraternidade e a amizade social sempre estiveram entre as minhas preocupações. A elas me referi repetidamente nos últimos anos e em vários lugares” (FT n. 5) e “Precisamos de fazer crescer a consciência de que, hoje, ou nos salvamos todos ou não se salva ninguém” (FT n.137).

O coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, apresentou o cronograma de ações da Campanha da Fraternidade 2024 na Diocese. “Precisamos ter o entendimento de que toda a pessoa é sagrada. O ponto de partida é o reconhecimento de ‘quanto vale uma pessoa’. A partir deste entendimento que também é questionamento, olhando para o Evangelho, que é o nosso motivador, nós vamos alargando nosso olhar e nossos horizontes”.

Padre Leonardo explanou as ações pensadas em três dimensões, conforme o Texto-Base da Campanha da Fraternidade: pessoal, eclesial e comunitária.

Na dimensão pessoal:

· O incentivo à oração pessoal e a redescoberta da preciosidade do Sacramento da Reconciliação.

· O significado do jejum e a sua ligação com os gestos de caridade.

· A participação nos encontros de famílias, as tradicionais “novenas” realizadas com o subsídio do Regional Sul 3 da CNBB.

No âmbito eclesial:

·  A Diocese de Caxias do Sul irá realizar, de março a julho de 2024, cinco encontros intitulados: “Economia de Francisco: encontros sobre o Ensino Social do Papa Francisco”, que irão abordar as propostas do Pontífice para realmar a economia e propor atividades econômicas alternativas.

· A Diocese irá propor, ao longo dos próximos meses, a formação específica para agentes da Escola do Perdão e da Reconciliação (EsPeRe), com o método dos círculos de paz e justiça restaurativa.

· Incentivo à generosidade do povo de Deus na Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos (24 de março). Da totalidade dos recursos, 50% (cinquenta por cento) permanecem na Diocese para investimento nos projetos das pastorais e serviços, conforme edital próprio.

No âmbito social:

· A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul está lançando uma ampla campanha de doação de sangue: “Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs”.

Campanha de doação de sangue

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, atende todos os municípios que estão no território da Diocese. Assim, o objetivo é, na maioria das regiões pastorais da Igreja Particular de Caxias do Sul, realizar esta coleta solidária de sangue, para auxiliar nossos irmãos e irmãs que mais necessitam.

Por meio das Paróquias e comunidades, dos veículos de imprensa e das redes sociais, a Diocese de Caxias do Sul sugere ampla mobilização a este gesto. Assim todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral poderão realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma, com as seguintes informações de datas e locais, já confirmadas pelo Hemocentro.

– A PARTIR DE 14 DE FEVEREIRO | CAXIAS DO SUL (Hemocentro Regional de Caxias do Sul – Rua Ernesto Alves, 2260)

Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha.

Já estão confirmadas coletas externas nas cidades abaixo relacionadas. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. Por isso, o que é importante que cada paróquia – mesmo nas cidades que não estão contempladas na primeira rodada de coletas externas – motive as pessoas e realize um pré-cadastro de doadores. Tendo, ao menos, 10 possíveis doadores inscritos, a paróquia deve enviar à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Diocese a lista, pelo e-mail: [email protected]. A Diocese irá repassar a lista ao Hemocentro, que vai fazer o contato para organizar as doações e agendar horários.

– 28 DE FEVEREIRO | FARROUPILHA (UBS Cinquentenário – Avenida São Vicente, 145)

– 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul – Rua Goiânia, 590)

– 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)

– 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol – Rua Carlos Gomes, 657)

Haverá em outros municípios a mesma ação. A Diocese está aguardando a confirmação dos responsáveis das outras cidades, pelo Hemocentro.

Dia D: ação do clero que atua na Diocese

Se é importante essa ação para mobilizar o povo de Deus, quanto mais poder contar com a participação dos pastores. Por isso, a Diocese de Caxias agendou com o Hemocentro a data de 27 de fevereiro, durante todo o dia, para que os padres, que podem doar sangue, façam sua doação.

Edital próprio para projetos receberem recursos da Coleta da Solidariedade

Durante a coletiva de imprensa, padre Leonardo Inácio Pereira lançou oficialmente o edital diocesano para que as pastorais, serviços e outros organismos da sociedade civil possam inscrever projetos com a finalidade de receberem recursos da Coleta Nacional da Solidariedade. A ação acontece em todas as comunidades católicas do Brasil no Domingo de Ramos (em 2024 será em 24 de março).

Da totalidade de recursos, 50% ficam na Diocese para investimento nos projetos apresentados por meio do edital; 10% são enviados ao Regional Sul 3 da CNBB e os demais 40%, para a CNBB, para investimentos no Fundo Nacional de Solidariedade, em projetos inscritos em edital próprio.

Na Diocese de Caxias do Sul, os projetos podem ser apresentados até o início do mês de junho de 2024. A destinação dos recursos será no início do segundo semestre e o relatório da prestação de contas deverá ser entregue pelos responsáveis até o mês de fevereiro de 2025.

Ao final da Coletiva, os componentes da mesa e os profissionais de imprensa rezaram a oração da Campanha da Fraternidade 2024 e Dom José Gislon os abençoou. Logo depois, eles responderam às perguntas dos jornalistas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.