Combate à dengue: Saúde aplica inseticida em bairros com casos suspeitos ou confirmados da doença em Caxias

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue trabalhando intensamente no combate à dengue em 2024. Os agentes de combate às endemias da Vigilância Ambiental em Saúde seguem diariamente com as visitas domiciliares em busca de focos do mosquito Aedes aegypti e, em casos suspeitos ou confirmados da doença, realiza a aplicação de inseticida.

São três ações nesta semana: na última segunda-feira (29/01), os agentes de combate às endemias aplicaram inseticida aerosol no bairro Marechal Floriano, após a confirmação de um caso de dengue autóctone (quando a pessoa contraiu a doença no próprio município, não em viagem) na região. Nesta quinta-feira (01/02) houve aplicação no Reolon, e na sexta-feira (02/02), será no bairro Fátima (em ambos após a identificação de casos suspeitos da doença).

“Primeiramente, nós realizamos as visitas em residências, indústrias, terrenos baldios, obras, qualquer estabelecimento onde possam ser encontradas larvas do mosquito em água parada, em busca de larvas e pupas de mosquitos. Posteriormente fazemos a identificação e eliminação desses criadouros. Depois de avaliada a situação, conforme o procedimento, efetuamos a aplicação do inseticida”, explica o diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, sobre os procedimentos realizados quando há confirmação ou suspeita de dengue.

Conforme Poletto, o inseticida age para matar o mosquito adulto. Por isso, é fundamental manter os cuidados para evitar a reprodução do inseto (veja orientações abaixo). Para a próxima semana está prevista uma grande ação preventiva na região do bairro Nossa Senhora da Saúde, na região dos pavilhões da Festa da Uva. Serão percorridos 41 quarteirões e é esperado cumprir mais de 1,3 mil visitas domiciliares. O trabalho será de rotina, com orientação e inspeção.

Atualmente, Caxias do Sul contabiliza 77 focos do Aedes aegypti, todos já identificados e eliminados. Foram confirmados até o momento um caso de dengue autóctone (contraído no Município) e cinco importados (em que a pessoa viajou e retornou doente).

Os agentes e profissionais da saúde destacam alguns cuidados fundamentais para evitar a proliferação do mosquito e consequentemente da doença:

• Não deixar lixo espalhado, em local próprio ou via pública, que possa acumular água.

• Pneus em desuso ou inservíveis precisam ser mantidos em locais secos.

• Armazenamentos temporários de água não podem ficar expostos.

• Caixas d ‘água precisam ficar fechadas.

• Piscinas precisam ser protegidas quando não usadas.

• Potes com plantas precisam ficar secos ou preenchidos com areia e serem lavados semanalmente.

Distribuição dos focos por bairro:

Reolon – 26 focos

Cruzeiro – 11 focos

São Leopoldo e Marechal Floriano – 5 focos

Pio X – 4 focos

Colina Sorriso, Esplanada, Esplanada II – 3 focos

Centro, São Luís da 6° Légua – 2 focos

Charqueadas I, Charqueadas II, Cristo Redentor, Fátima, Floresta, Mariani, Medianeira, Pioneiro, Planalto, Sagrada Família e Santa Lúcia Cohab – 1 foco

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.