Vazão de água das Cataratas do Iguaçu volta a subir e atinge 17,1 milhões de litros por segundo

A natureza deu mais um espetáculo nas Cataratas do Iguaçu neste sábado (4). As águas, que estavam em uma vazão menor desde a última segunda-feira, tiveram um aumento significativo, atingindo uma vazão impressionante de 17,1 milhões de litros por segundo, conforme atualizações do próprio Parque Nacional do Iguaçu.

Essa quantidade de água é considerada muito acima da média usual das cataratas, que é de cerca de 1,5 milhão de litros por segundo. O fenômeno natural é raro e atrai a atenção de turistas e ambientalistas.

O Parque Nacional do Iguaçu segue aberto à visitação turística, oferecendo a todos a oportunidade de presenciar as águas volumosas das cataratas da Trilha das Cataratas. Contudo, medidas de segurança são estritamente aplicadas: a passarela que oferece a vista para a famosa Garganta do Diabo está interditada até novo aviso, garantindo a segurança dos visitantes.

A equipe técnica responsável, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está monitorando constantemente as condições do Rio Iguaçu. Essa vigilância é essencial para assegurar a segurança e a integridade tanto dos visitantes quanto do ecossistema local.

Para garantir que a experiência dos visitantes seja tanto segura quanto inesquecível, foi anunciado um reforço na equipe de turismo do parque.

Para contextualizar a grandiosidade do fenômeno atual, vale lembrar momentos históricos das Cataratas do Iguaçu:

  • Durante uma seca em 1979, a vazão chegou a 100 mil litros por segundo.
  • Em 2006, outra seca registrou 245 mil litros por segundo.
  • Já em momentos de cheia, 1983 viu 35 milhões de litros por segundo, e 2014, um recorde de 46,3 milhões de litros por segundo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.