Sul do Brasil terá muito longa sequência de dias com risco de temporais

A MetSul Meteorologia alerta para uma longa sequência de dias com risco de temporais isolados no Sul do Brasil. Os temporais podem ocorrer nos três estados do Sul. Neste fim de semana e durante a próxima semana, as condições serão favoráveis ao registro de tempestades localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

O risco de tempo severo se concentra mais nesta sexta-feira na Argentina e no Uruguai. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) emitiu alertas amarelo e laranja por risco de tormentas para diversas províncias do Centro e do Nordeste argentino, como La Pampa, Córdoba, Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes.

No Sul do Brasil, o risco de tempo severo localizado deve aumentar principalmente neste fim de semana com possibilidade de temporais isolados, sobretudo em horas da tarde para a noite, quando o aquecimento diurno deve favorecer a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical (carregadas).

Estes temporais isolados podem provocar chuva intensa com elevados volumes em curtos intervalos, rajadas de vento fortes e ainda queda de granizo. Como são eventos muito localizados, somente em curtíssimo prazo é possível se alertar quais cidades vão ser atingidas.

Inicialmente, o risco de temporais será maior no Rio Grande do Sul durante este fim de semana. Na semana que vem, a probabilidade de tempo severo vai aumentar bastante nos estados de Santa Catarina e no Paraná enquanto no estado gaúcho a possibilidade de temporais diminuirá ao longo da semana na maioria das regiões com risco ainda mais alto no Norte gaúcho.

Uma frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil na semana que vem, o que vai reforçar a instabilidade. Ao encontrar uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil, o sistema frontal acabará por agravar o risco de tempo severo com temporais isolados principalmente nos territórios catarinense e paranaense.

Risco de fortes temporais

A instabilidade deste fim de semana e de grande parte da semana que vem vai se dar no Sul do Brasil sob uma atmosfera quente a muito quente, o que aumenta o potencial para temporais localmente fortes a severos com risco de danos. A atmosfera estará mais aquecida principalmente neste fim de semana e no início da próxima semana.

Assim, a MetSul destaca que alguns temporais isolados podem ser fortes a severos com queda de granizo e, em especial, alguns vendavais localizados. Com o ar muito quente em altitude, podem se formar células ou supercélulas de tempestades capazes de gerar fenômenos mais severos.

Chama atenção, aliás, pelas projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul, como a atmosfera vai estar muito instável ao longo dos próximos dias no Sul do Brasil, o que não apenas vai favorecer os temporais isolados como também causará chuva com volumes elevados em muitas cidades.

O índice de instabilidade CAPE (Convection Available Potential Energy) projetado para as tardes de sábado, domingo, segunda e terça-feira mostra como dia após dia o índice terá valores muito altos e que são condizentes com um alto risco de tempo severo na Região Sul.

Longa sequência de dias com risco de temporais

O período favorável a temporais isolados no Sul do Brasil será longo. Todos os dias até o final da semana que vem terão condições para tempestades localizadas na Região Sul. Os mapas abaixo mostram a projeção diária de raios do modelo europeu até o final da semana que vem.

Tal como se constata, as ocorrências de raios serão diárias e em grande número até o fim da próxima semana, acompanhando um padrão de grande instabilidade do tempo. A alta frequência de raios é condizente com o cenário propício para temporais que se antecipa para a Região Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.