Rio Taquari ultrapassa limites de inundação e coloca Vale em alerta

O Rio Taquari, em Lajeado, ultrapassou os limites de inundação na madrugada deste sábado (18), levando a prefeitura a agir rapidamente. Segundo as autoridades locais, até as primeiras horas da manhã, cerca de 75 moradores foram removidos de suas residências e encaminhados ao Parque do Imigrante como medida de segurança.

A régua de medição indicava, por volta das 2h, 19,58 metros, o que significa oito centímetros acima do nível que sinaliza o início da inundação das vias. Às 7h, o nível registrado alcançou 22,46 metros e 15 pontos já haviam sido interditados, com destaque para ruas como Décio Martins Costa, João Batista de Mello, Carlos Spohr Filho e Pedro Petry.

O Rio Paranhana também está sob alerta desde a madrugada deste sábado devido à cheia, que, segundo a Metsul, é uma das maiores em anos, consequência dos volumes muito altos de chuva que ocorreram entre ontem e hoje na Serra Gaúcha.

De acordo com a Metsul, o Rio Paranhana é de resposta muito rápida à ocorrência de chuva excessiva, assim cidades do vale inundam poucas horas depois de um evento de precipitação volumosa na região serrana do Rio Grande do Sul.

Os transtornos ocorrem em várias cidades do vale neste começo de sábado, com registro de inundações em diversos municípios. A situação é mais grave em Igrejinha e em Três Coroas, onde a água subiu muito na área urbana. Por redes sociais, moradores apelam por barcos e botes para que sejam resgatados.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.