Museu Municipal de Veranópolis relembra a famosa Fábrica de Palhas Satélite de Vila Azul

Nesta sexta-feira, o Museu Municipal de Veranópolis relembra a famosa Fábrica de Palhas Satélite, confira a postagem na íntegra:

A famosa Fábrica de Palhas Satélite é o tema do #sextou de hoje!

Importante empreendimento local até a década de 1960, conforme aponta FARINA (1992), o beneficiamento de palhas de milho foi iniciado pela família Pessin ainda na década de 1920, com a produção caseira de canudos para refrigerantes e palhas para cigarros.

Juridicamente, foi fundada como Fioravante Pessin, Frainer e Cia. e mais tarde transformada em Fábrica de Palhas Satélite, tendo como sócios Fioravante Affonso Pessin e Argemiro Paulo Frainer. A atividade produtiva, que perdurou por décadas, atraiu famílias de variadas regiões do município que buscavam complementação para sua renda, sobretudo, a mão de obra feminina.

O edifício sede foi construído na década de 1940, onde eram desenvolvidas as atividades produtivas de compra, seleção, corte, empacotamento e comercialização de palhas milho para cigarros, desta forma, pode ser considerado um exemplar de arquitetura industrial.

Gostou do #sextou de hoje? Curta e compartilhe…

Visite a exposição Vila Azul: mãos que constroem, memórias que pulsam; localizada no hall de entrada da Casa da Cultura Frei Rovílio Costa que conta essa e outras histórias de Vila Azul.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira

8:30 – 11:30 e 13:30 – 17:00

Referências:

Fábrica Palhas Satélite, Veranópolis, década de 1950. Autoria: Foto Bridi. Acervo pessoal de Fernando Pessin.

Informações: Conselho Administrativo da Capela Santo Antão Abade.

SCALCO, Debora. Levantamento de Patrimônio Cultural edificado do município de Veranópolis/RS. Bento Gonçalves: UCS, 2017.

FARINA, Geraldo. História de Veranópolis (1888-1992). Veranópolis: SMED, 1993

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.