Mais de 200 crianças passaram por Triagem de Acuidade Visual

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 08 de novembro, a primeira etapa da ação de triagem de acuidade visual, que contou com a avaliação de mais de 200 crianças dos 1º anos das escolas municipais de ensino fundamental do município de Veranópolis. Essa etapa do Programa de Saúde está sendo realizada pela Secretaria da Saúde de Veranópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Lions Clube.

A ação de triagem aconteceu na Escola Municipal Irmão Jerônimo, no bairro Valverde, onde profissionais do Hospital de Olhos Lions, de Passo Fundo, por meio de equipamento específico, avaliaram 208 crianças, e verificaram ou não a necessidade de encaminhamento para consulta oftalmológica.

Essa ação é realizada junto às crianças dos 1ºs anos de todas escolas municipais, devido ao período de alfabetização das mesmas, onde a leitura e escrita estão diretamente ligadas à questão da visão, e garantir essa avaliação simples é fundamental para o desenvolvimento escolar dos alunos veranenses.

Nesta primeira etapa da triagem de acuidade visual, foram evidenciados entre os avaliados, que 50 crianças apresentaram algum tipo de dificuldade visual, o que corresponde 24% dos avaliados.

As próximas etapas do programa seguirão os fluxos com as crianças que apresentaram alterações na triagem, as quais serão encaminhadas, via Secretaria da Saúde, para a consulta oftalmológica para averiguação da acuidade e aquelas que confirmarem a necessidade de indicação do uso de lentes (óculos), receberão o aparato por meio de parcerias com óticas locais, vinculadas à essa importante ação.

Durante a triagem as crianças receberam pipoca da Ótica Ferreira como uma forma de carinho pela participação.

📸 Fotos: Leticia Fracasso

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.