Fepam emite nova Licença de Operação para a CMPC Celulose Riograndense

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, nesta semana, nova Licença de Operação (LO) à CMPC Celulose Riograndense. Trata-se de uma atualização, que considera os investimentos recentes em modernização operacional, feitos pela empresa na planta industrial de Guaíba. O objetivo é ampliar a capacidade produtiva, sem agravar os impactos ao meio ambiente.

“Foram muitas ações de melhorias realizadas para a minimização dos impactos ambientais da operação do empreendimento, além de maiores instrumentos de controle, possibilitando uma ação mais rápida da empresa em caso de qualquer desvio”, destacou o presidente da Fepam, Renato Chagas.

As obras de ampliação feitas pela CMPC já haviam sido licenciadas em 2021. O período de implantação do projeto, chamado Bio CMPC, foi de dois anos.

A planta industrial, agora liberada para operação, conta com melhorias para redução de odor e também para controle de ruído, como enclausuramento de máquinas, instalação de muro acústico e distribuição de sonômetros (instrumentos que medem os níveis sonoros) nos arredores.

“Mesmo com o aumento da capacidade produtiva, não teremos aumento da vazão de lançamento de efluentes”, acrescentou a engenheira química e chefe do Serviço de Licenciamento e Monitoramento de Indústrias (Selmi) da Fepam, Vanessa Isabel Rodrigues.

A empresa também alterou sua matriz energética, substituindo a caldeira a carvão por gás natural. Além disso, instalará mais uma estação de qualidade de monitoramento do ar, que ficará localizada no bairro Alegria.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.