Estado começa o trabalho de retirada de entulhos no Vale do Taquari

Já estão no Vale do Taquari as primeiras carretas que farão o transporte e a destinação final de resíduos dos municípios atingidos pelas enchentes de setembro no Rio Grande do Sul. Os trabalhos começaram na manhã desta quinta-feira (30/11), um dia antes do previsto, nas cidades de Roca Sales e Encantado. São 20 carretas atuando no carregamento, número que deve aumentar para 60 nos próximos dias. Os resíduos serão levados para o Aterro Sanitário de Minas do Leão.

O recolhimento de 123 mil toneladas de entulhos se estenderá por 12 semanas e seguirá o cronograma divulgado na quarta-feira (29/11), em Lajeado, pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) confira aos municípios a competência dos serviços de manejo desses resíduos, o governo do Estado assumiu a destinação, neste caso de excepcionalidade.

“A partir de levantamento na região, foram solicitados recursos ao governo federal para o recolhimento de 182 mil toneladas de resíduos. A Defesa Civil Nacional, na sua análise, chegou a 123 mil e liberou repasse de R$ 26 milhões para esse montante”, explicou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

“O quantitativo real será dado efetivamente quando as pesagens forem realizadas. Havendo necessidade de mais recursos, será encaminhada nova solicitação”, disse Marjorie. Os municípios — responsáveis pela gestão dos resíduos — também podem solicitar verba diretamente à Defesa Civil Nacional, sem necessidade de intermediação do Estado.

Nove prefeituras manifestaram interesse em receber ajuda para destinação dos entulhos: Muçum, Encantado, Colinas, Arroio do Meio, Roca Sales, Estrela, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Santa Tereza. O recolhimento será feito de forma escalonada, por município, levando em consideração os impactos ambientais, os riscos à saúde pública e questões logísticas, conforme avaliação dos técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A execução ficará a cargo da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), responsável pela operação do aterro.

Toneladas de resíduos por município

  • Muçum: 11.520
  • Encantado: 7.920
  • Colinas: 2.700
  • Arroio do Meio: 36.132
  • Roca Sales: 28.800
  • Estrela: 14.850
  • Cruzeiro do Sul: 4.320
  • Lajeado: 10.275
  • Santa Tereza: 7.264

Cronograma

Cronograma Recolhimento de entulhos

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.