Vice-governador confere trabalho de recuperação no Vale do Taquari

Foco da visita realizada nesta quinta (5) foram as escolas de Muçum e Roca Sales que aguardam retomada das aulas

O vice-governador Gabriel Souza voltou ao Vale do Taquari nesta quinta-feira (5/10) para conferir o andamento dos trabalhos de recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas de setembro. Com atenção especial à educação, o governo do Estado está empregando esforços para garantir o retorno das aulas (marcado para ocorrer no dia 16 de outubro) em duas escolas estaduais, de Muçum e Roca Sales.

Em Muçum, acompanhado do prefeito Mateus Trojan, Gabriel visitou novamente a Escola de Ensino Médio General Souza Doca. Atualmente, estão sendo realizadas obras hidráulicas e elétricas e também a troca do telhado do prédio. “A substituição das telhas está em andamento e em uma velocidade muito adequada. A previsão é de que até a metade da próxima semana a parte elétrica também esteja finalizada. Há muita umidade ainda nas salas de aula, então o retorno aos espaços será gradual, a partir do dia 16”, explicou o vice-governador.

Já na Escola Estadual de Educação Básica Padre Fernando, em Roca Sales, houve uma destruição muito grande da estrutura, sendo necessário praticamente reconstruir o prédio. “Ao mesmo tempo em que o Estado trabalha para viabilizar um patrocínio privado para as obras, também está sendo articulado o aluguel de salas de aula na comunidade paroquial do município para que, temporariamente, os alunos possam retornar aos estudos”, ressaltou Gabriel.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, acompanhou as visitas às escolas. Segundo ela, a previsão é de que amanhã seja assinado, da parte do Estado, o contrato de locação. Na sequência, após a assinatura da Igreja Católica, será possível fazer as adequações e organizar o espaço para receber os alunos da Padre Fernando. “Temos trabalhado intensamente na retomada das escolas de Muçum e Roca Sales. Nosso foco é o estudante em sala de aula, voltando à convivência com professores e colegas e desenvolvendo suas habilidades”, afirmou Raquel.

O secretário adjunto de Obras Escolares da Secretaria de Obras Públicas (SOP), Ricardo Todeschini, complementou que o projeto da Padre Fernando já está pronto e que o Estado aguarda os orçamentos de empresas para iniciar as obras o mais breve possível. Ele destacou ainda a importância da parceria com o setor privado para execução das melhorias. “As reformas em ambas as escolas contam com o apoio de parceiros privados, que têm desempenhado um papel crucial na aceleração das ações emergenciais”, frisou Todeschini.

Habitação

Durante a visita a Muçum, o vice-governador visitou uma área que o Estado irá desapropriar para que as residências definitivas sejam construídas. “São casas que, por serem definitivas, levam mais tempo para serem construídas. Então, por enquanto, as famílias ficarão em outros lugares”, detalhou Gabriel. “Muçum optou pelo aluguel social e, em Roca Sales, há áreas do município que poderão ser utilizadas para a construção tanto das moradias definitivas quanto das unidades habitacionais de passagem.”

Sobre o alojamento temporário, Gabriel esclareceu que são unidades de 18 m² para até três indivíduos. Se o número de pessoas for maior, haverá mais unidades para a mesma família – podendo passar, então, para 36 m² ou até 54 m². Os alojamentos são modulares, e há a previsão de construção de áreas de convivência social – por exemplo, lavanderias coletivas, salão de festas comunitários e espaços para brincadeiras e atividades infantis (brinquedotecas e pracinhas), como em qualquer outro condomínio habitacional que existe em vários lugares do Estado e do Brasil.

Saúde

A última visita do dia foi no Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales. No local, o vice-governador pôde conferir os trabalhos feitos para tornar possível o retorno dos atendimentos na casa de saúde. Desde o dia 2 de outubro os pacientes voltaram a ocupar os corredores e salas que, em setembro, foram invadidos pelas águas do Rio Taquari.

gabriel visita hospital no vale do taquari out2023
Em Roca Sales, vice-governador conferiu as condições do Hospital Roque Gonzales, que retomou o atendimento nesta semana – Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

“Foram retomados serviços de emergência e salas de estabilização e observação. Ainda falta a área de diagnóstico por imagem, o que será possível com a compra de um novo raio-X para substituir o que foi avariado pelas enxurradas”, afirmou Gabriel.

Fonte: Agência Brasil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.