Após medida provisória perder validade, impostos federais sobre o diesel voltam a ficar zerados

Na terça-feira (3), a medida provisória (MP) que deu origem ao programa de descontos para carros novos e determinou um aumento parcial dos impostos federais sobre o diesel chegou ao fim de sua vigência. Com isso, os tributos incidentes sobre o combustível voltaram a ficar zerados até o dia 31 de dezembro.

O corte de impostos representa uma economia significativa para os consumidores e empresas que dependem do diesel, equivalendo a R$ 0,12 por litro. A MP 1.175 foi publicada em 5 de junho e tinha uma validade inicial de 60 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias. No entanto, o texto não foi submetido a votação no Congresso Nacional e, consequentemente, perdeu sua eficácia.

A partir de agora, as regras estabelecidas na lei publicada em maio deste ano continuam em vigor, determinando a isenção dos impostos federais sobre o diesel até o final de dezembro. Esta notícia é um alívio para motoristas e empresas de transporte, que enfrentaram os aumentos de preço nos combustíveis ao longo do ano.

Em resposta a essa mudança, a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) divulgou uma nota na quarta-feira (4), na qual expressou sua esperança de que as distribuidoras de combustíveis “repassem imediatamente a isenção dos impostos federais, cujo impacto será a redução de preços do óleo diesel”. Isso representa uma boa notícia para os consumidores, que podem esperar preços mais baixos nos postos de gasolina nos próximos meses.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.