SMED de Veranópolis promove capacitação sobre comunicação não violenta para gestores e pedagogas

Pensando em refletir sobre o modo como acontece a comunicação, a Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis promoveu nos dias 14 e 21 de agosto, uma capacitação sobre comunicação não violenta aos gestores e pedagogas da Rede Municipal de Ensino.

O método “Vamos Aprender a Conversar”, ministrado pela especialista no assunto, Vivian Laube, possibilitou uma base para a construção, cada vez maior, de uma cultura de paz nas escolas.

A capacitação aconteceu na ACIV e promoveu aos profissionais da educação participantes um momento de aprendizagem e reflexão, por meio da análise sobre a violência presente nas relações e o modo como as pessoas se comunicam. Para reforçar este comportamento, a mediadora do encontro, trouxe a comunicação não violenta como um caminho de autoconhecimento que ajuda a compreender com clareza que a violência inicia nos pensamentos e é externalizada através do comportamento e das palavras.

Ao exercitar a escuta empática e ativa, a qual é imprescindível para relações mais respeitosas, em todos os âmbitos, desmistifica o conflito e transforma-o na coragem de ter conversas difíceis, porém necessárias.

Construir, a partir das reflexões, possibilidades para a inclusão destas temáticas dentro de sala de aula, estabelecendo a não-violência como um caminho possível para as relações em todos os níveis, é um passo fundamental para o saber conviver, aprimorando as relações interpessoais, seja entre profissionais envolvidos ou educadores e alunos.

“A comunicação é uma ação fundamental para qualquer relacionamento e comunicar-se de forma clara, coesa e não violenta é muito importante para que as relações sejam estabelecidas e as informações sejam repassadas. Comunicação faz parte do processo de educação e qualificar os gestores da rede municipal de ensino é uma maneira de contribuir para o desenvolvimento educacional na Terra da Longevidade”, afirma a secretária de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, Fabiana de Oliveira.

A comunicação não violenta (CNV) é um processo de comunicação baseado em quatro passos: observar, sentir, comunicar e pedir. A CNV é uma forma de comunicação que se concentra em entender os sentimentos e necessidades das pessoas envolvidas em uma situação, em vez de se concentrar na culpa, na acusação ou na defesa.

A CNV é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar a comunicação em todos os aspectos da vida. Ela pode ser usada em relacionamentos pessoais, no trabalho, na escola e na comunidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.