Frente fria traz chuva com baixo volume ao RS neste final de semana

Uma frente fria vai trazer chuva ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil neste fim de semana, segundo a MetSul Meteorologia. O sistema frontal será impulsionado por uma massa de ar frio mais forte e estará associado a uma área de baixa pressão no Atlântico Sul a Leste da Argentina.

Neste sábado, à medida que o ar mais frio avança, a atmosfera se instabiliza com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha e em muitas cidades de Santa Catarina e do Paraná. O sistema frontal induz instabilidade ainda no Centro-Oeste e no Sudeste com pancadas de chuva localizadas que vão ocorre principalmente da tarde para a noite.

No domingo, com ingresso de ar mais seco e frio, o sol predomina no Rio Grande do Sul. Pode ainda chover em pontos da Serra, Aparados e Litoral Norte na primeira metade do dia, mas depois o sol aparece nestas regiões no decorrer do dia.

Santa Catarina e o Paraná ainda devem ter chuva em várias cidades no domingo, em especial no Paraná e no Leste catarinense, mas a chegada de ar mais seco e frio a partir do Oeste já proporciona a melhora do tempo em muitas cidades ao longo do dia.

A frente fria traz chuva em grande parte do estado de São Paulo no domingo assim como no Rio de Janeiro e no Oeste, Centro e o Sul de Minas Gerais. A instabilidade alcança até de noite o Sul do Espírito Santo.

No Centro-Oeste, por sua vez, pancadas em vários pontos de Goiás e do Mato Grosso, mas isoladas durante o domingo. No Mato Grosso do Sul, tempo firme na maioria das áreas com instabilidade isolada principalmente perto de Goiás, São Paulo e o Mato Grosso.

Volumes de chuva

Os volumes de chuva na passagem desta frente, felizmente, devem ser baixos no Rio Grande do Sul. Na grande maioria das cidades gaúchas nem deve chover com a frente trazendo apenas nuvens e a mudança do vento para o quadrante Sul.

Como se observa, os maiores volumes de chuva trazidos por esta frente no Centro-Sul do Brasil tendem a ocorrer no Paraná e em diferentes áreas do Sudeste do Brasil com acumulados de 30 mm a 50 mm em diversas localidades. Estes volumes mais altos vão se dar no Leste paranaense, interior de São Paulo e no Centro-Sul de Minas com caráter isolado.

Tempestades

Uma vez que a frente vai avançar sobre ar tropical quente e úmido, não se pode afastar a possibilidade de temporais muito isolados no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil neste fim de semana e na segunda com chuva forte de curta duração, rajadas de vento forte e queda de granizo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.