Filme que conta a história da “Ferrovia do Trigo” está disponível no YouTube

O documentário “Ferrovia do Trigo”, que conta a história da construção da ferrovia que se estende entre os municípios de Roca Sales e Passo Fundo, já está disponível ao público no YouTube, no canal da Lume Eventos. A produção retrata a construção da ferrovia, que foi inaugurada em 1978, as informações são do Portal Independente.

O cineasta Cleber Zerbielli, natural do município de Ilópolis, é o diretor do documentário. Ele explica que o intuito do filme é divulgar a construção dessa ferrovia, que é um importante patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

Zerbielli explica sua ligação pessoal com a ferrovia. “Aos 13 anos, tive meu primeiro contato com os trilhos e fui profundamente impactado pelo som do trem e pela grandiosidade do cenário”. A inauguração da ferrovia, que ocorreu em meio a grande cobertura midiática, é um evento que ele comenta com carinho, já que coincidiu com sua data de nascimento.

O documentário apresenta momentos históricos da construção da linha férrea, fundamentando-se no trabalho da historiadora e professora Cristiane Secchi Luceno, que também participou das gravações. Cristiane nutre uma paixão pela história ferroviária desde a infância. Durante sua graduação, o interesse de Cristiane pela obra se intensificou.

Apesar do enfoque nos anos de 1940 e 1980, a pesquisa também busca compreender as iniciativas pioneiras para a construção décadas antes do projeto. Cristiane destaca a mobilização dos moradores do Vale do Taquari nas primeiras décadas do século XX, quando buscaram junto ao Governo Estadual a interligação das regiões coloniais ao centro do estado, visando otimizar a produção e facilitar a chegada de insumos.

Com o advento da Primeira Grande Guerra, o pedido foi momentaneamente arquivado, sendo retomado apenas no final dos anos 1930. Após quinze anos, foi realizado um estudo para avaliar a viabilidade técnica da obra e a seleção dos traçados. O projeto está preservado no acervo do Museu do Trem de São Leopoldo. A configuração dos rios teve um papel crucial no desenho da nova ferrovia. Mesmo com o custo elevado, a decisão foi acompanhar o curso do Rio Guaporé. Ao longo do trajeto, foram construídos mais de 30 túneis e 20 viadutos.

A Ferrovia do Trigo foi inaugurada em 1978, coincidindo com a construção das grandes rodovias, como ERS-130 e BR-386. Cristiane destaca que a concepção, planejamento e execução da ferrovia ocorreram em momentos históricos distintos, o que explica sua subutilização poucos anos após a inauguração, mesmo sendo um projeto inovador para o século XX. Hoje, a ferrovia é gerida pela Rumo Logística, serve como meio de transporte para diversos produtos, incluindo fertilizantes, combustíveis, trigo, milho, soja, além de sediar os passeios turísticos do Trem dos Vales.

O documentário está disponível gratuitamente no YouTube, assista abaixo:

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