Sete filhotes nascem no primeiro dia da Expointer

A Expointer 2023 começou movimentando a demografia do mundo animal. Já na estreia, neste sábado (26/8), nasceram seis caprinos da raça Boer e uma terneira Simental-Fleckvieh. “É um número, no mínimo, assombroso”, avalia o médico-veterinário José Arthur Martins, que trabalhou durante 44 anos na Expointer e chegou a ser subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, onde ocorre o evento. “Nunca vi nascerem sete animais logo no primeiro dia.” Martins conta que existe uma tradição de expositores programarem a inseminação de animais para que os nascimentos ocorram durante a Expointer.

Bastou uma hora de feira para acontecer um dos fatos mais aguardados a cada edição: a chegada do primeiro filhote. Desta vez, no entanto, teve espetáculo triplo. Às 9h, a cabra Bacamarth deu à luz duas fêmeas e durante a tarde, mais uma.

Mas a cegonha não teve descanso. Às 11h, a vaca FST Victoria Harlem pariu FST Evidências – ela foi batizada com o nome da música de Chitãozinho e Xororó, e as letras que antecedem o nome são o prefixo que identifica o criatório de origem do animal. Encerrando a correria na maternidade, à tarde, nasceram dois machos e uma fêmea da cabra Maia.

A primeira caprina pertence ao produtor Tiago Hoelzel Staub, da Cabanha Staub, de Rio Pardo, e a segunda, a Cléo Francisco da Silva, da Cabanha São Francisco, de Vila Langaro. Conforme a fiscal estadual agropecuário Renata Marques, não é comum parto de trigêmeos em caprinos e, no histórico da feira, ainda mais dois no mesmo dia. A médica-veterinária responsável pelo Pavilhão dos Pequenos Animais ressalta que no caso de Maia o fato se tornou mais incomum ainda por ser a sua primeira gestação.

Terneira Evidências  Foto Eduardo Zoratto Borges de Assis
A cabra Bacamarth deu à luz três fêmeas, os primeiros filhotes nascidos nesta edição da Expointer – Foto: Terneira vai se chamar FST Evidências, porque desde 2020 o critério de batismo na Fazenda Santa Terezinha é usar nomes de música

A terneira tem ascendência que já fez bonito na Expointer. A mãe, FST Victoria Harlem, foi Campeã Vaca Adulta em 2021, e o pai, FST Poll Blockchain Poll B50, Grande Campeão da Raça Simental-Fleckvieh em 2022. Os animais pertencem ao expositor Dirceu Borges de Assis, Filhos e Netos, da Fazenda Santa Terezinha, localizada no município de Jaquirana. É comum nascerem animais do criatório durante a feira, o que demonstra a fertilidade e a facilidade de parto da raça e a habilidade materna.

A Associação de Criadores Raça Simental-Fleckvieh estabeleceu que o nome de todos os animais nascidos em 2023 deve iniciar com a letra E. Conforme Eduardo Assis, o nome do bebê mais novo da família será FST Evidências porque desde 2020 o critério de batismo na sua fazenda é usar nomes de músicas. A Santa Terezinha levou para a exposição 39 animais da raça Simental-Fleckvieh: 14 machos, 17 fêmeas e mais quatro fêmeas com crias ao pé.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.