Mobilização de agricultores familiares no RS alerta para crise na produção leiteira

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) conduziu uma série de iniciativas em Porto Alegre no dia 15 de agosto, com o objetivo de sensibilizar as esferas estadual e federal sobre a crise que assola a cadeia produtiva do leite e os entraves enfrentados no acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Segundo a Fetraf, o valor do leite adquirido de produtores rurais gaúchos experimentou uma queda de até R$ 1 por litro entre janeiro e julho deste ano. Essa diminuição é atribuída, de acordo com a entidade, ao aumento das importações de leite provenientes do Uruguai e da Argentina, cujo montante totalizou R$ 2,5 bilhões nesse período. Esse valor reflete um aumento significativo de 224% em comparação com o mesmo intervalo de 2022.

As atividades, apoiadas também pela CUT-RS, tiveram início com uma manifestação na sede do Banco Central, onde a suspensão da resolução CMN nº 5.078, emitida em junho de 2023 e que reconfigurou as condições de acesso ao Proagro, foi exigida pelos agricultores. A Fetraf busca o diálogo com as partes interessadas para encontrar abordagens que não prejudiquem os agricultores familiares. Em seguida, os manifestantes dirigiram-se ao Palácio Piratini, buscando o compromisso do governo estadual em revogar a resolução CMN nº 5.078 e conter as importações de leite. Durante o protesto, houve a distribuição simbólica de leite à comunidade.

Os agricultores também fizeram uma visita à Superintendência Regional da Receita Federal do Estado, com o intuito de pressionar por intervenção do Ministério da Fazenda junto ao Banco Central, a fim de resolver as limitações no acesso ao Proagro e conter as importações de leite. Em um esforço contínuo, os agricultores solicitaram audiências com diversas autoridades estaduais, incluindo o governador Eduardo Leite, José Cléber do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Milton Bernardes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF), e Ronaldo Santini, Secretário de Desenvolvimento Rural, para compartilhar suas reivindicações e buscar soluções.

Informações POA24h.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.