Devido à gravidade do caso, Faustão teve prioridade para transplante

O Ministério da Saúde, por meio de comunicado oficial divulgado neste domingo (27), informou que o país registrou 11 transplantes de coração entre os dias 19 e 26 de agosto, número que não inclui o recente procedimento realizado no apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão.

De acordo com os dados do Ministério, 7 dos 11 procedimentos ocorreram no estado de São Paulo. A alta velocidade com a qual o transplante de Faustão foi conduzido se deu em razão da gravidade do seu quadro clínico. A nota detalha: “Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco. No caso de Fausto Silva, a urgência se deu por seu estado gravemente comprometido”.

O comunicado esclarece ainda que a lista de espera para transplantes segue critérios estritamente técnicos. Dentre eles, a tipagem sanguínea, compatibilidades de peso, altura e genética, e critérios específicos de gravidade para cada órgão definem a ordem dos pacientes que serão transplantados.

A nota salienta: “Quando os critérios técnicos são similares, a ordem cronológica de cadastro atua como critério de desempate. Pacientes em estado crítico têm prioridade devido à sua condição”.

Em um panorama mais amplo, o Ministério reportou um aumento significativo nos transplantes de coração. No primeiro semestre deste ano, o Brasil realizou 206 transplantes cardíacos, indicando um crescimento de 16% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O Ministério da Saúde enfatiza que tem o papel de administrar os transplantes de órgãos no país, garantindo que cirurgias de alta complexidade sejam executadas tanto para pacientes da rede pública quanto privada, sob as mesmas condições. Os pacientes do SUS têm acesso a uma assistência integral, incluindo todos os procedimentos necessários e medicamentos pós-transplante.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.