Abertura dos portões da Expointer é seguida de caminhada e café de cambona

Antes das 8h, uma pequena multidão já se aglomerava em frente ao portão 2 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O público transpirava um misto de ansiedade e excitação à espera da abertura oficial dos portões da 46ª edição da Expointer, enquanto acompanhava o hasteamento da gigantesca bandeira do Rio Grande do Sul, com 20 metros de largura por 14 de altura, que fica fixada num guindaste logo na entrada do parque.

Abertura portões Expointer 2023
Antes das 8h, visitantes e pessoas que trabalharão no parque já se aglomeravam no portão 2 – Foto: Gustavo Mansur/Secom

“A gente está esperando desde cedo. Vim para trabalhar. A feira vai ser legal. Vai gerar resultado bacana para todo mundo”, afirmou Vinicius Duarte, executivo de vendas de uma revenda de motos.

“Já faz mais de 20 anos que exponho aqui. A esperança é que venda bastante”, desejou a artesã Gelci Leite.

“Público já na porta, louco para entrar. Nós aqui dentro, muito felizes para dar início dos trabalhos. Agora que a cidade vai encontrar com o campo e o campo, com a cidade”, disse a subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima.

Expointer 2023   autoridades na abertura
O vice-governador e os secretários Feltes e Santini participaram do tradicional café de cambona – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Por volta das 8h, a comitiva capitaneada pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, acompanhado da subsecretária do Parque e de representantes das entidades copromotoras da Expointer, chegou para abrir o portão.

“Esperamos que as coisas realmente se materializem até domingo da semana que vem. Imaginamos contar com mais de 800 mil visitantes e que possamos ultrapassar os R$ 7 bilhões de negócios que ocorreram no ano passado”, projetou Feltes.

Expointer 2023   primeiras horas
Nas primeiras horas de funcionamento da Expointer, o público já tomava conta do parque – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Logo em seguida, o vice-governador Gabriel Souza juntou-se à comitiva que seguiu para a frente do palco de shows, onde as autoridades foram recebidas ao som do grupo Alma Gaudéria para a degustação de um café campeiro reforçado: churrasco de costela de cordeiro assado com fogo de lenha, café de cambona e bolos fritos.

“É a maior feira de agronegócio da região Sul do Brasil, e queremos que a edição deste ano mostre toda a força do agronegócio gaúcho, apesar dos desafios que se impõem, especialmente as questões do clima”, disse Gabriel. “O agro se mostra cada vez mais pujante, com muita inovação e tecnologia, aumentando a sua produtividade e aquecendo a economia do Estado.”

Expointer 2023   rainha do Café de Cambona de São Nicolau, Isabel Tomm
As soberanas do Café de Cambona do município de São Nicolau participaram da recepção na abertura dos portões – Foto: Gustavo Mansur/Secom

A tradição do café de cambona e do bolo frito representaram a cultura do município de São Nicolau. “Nós trouxemos um pouquinho de nossas tradições como o café dos antigos tropeiros e o bolinho de chinelinho e o de chuva. Café de cambona é feito de forma diferente, pois em vez de coar, é colocado um tição dentro da cambona com água e café”, explicou a rainha do Café de Cambona de São Nicolau, Isabel Tomm.

Expointer 2023   primeiro dia   animais
Os animais são uma das maiores atrações da feira – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Em seguida, o grupo de autoridades se dirigiu para a reunião-café, mais tradicional, na Casa de Esteio. “A feira traz resultados positivos para todos que de alguma maneira interagem com ela. Para a economia local de Esteio e da região, para a rede hoteleira e bares. E isto, muito antes mesmo da abertura dos portões. A gente chega a ter 5 mil pessoas trabalhando no parque ao longo de 30 dias”, pondera o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

“A Expointer vem num período de superação de três anos de estiagem, e traz nesta edição também o olhar da inovação tecnológica que está aqui a serviço dos produtores”, ponderou o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

Em paralelo à movimentação com a abertura dos portões, nos pavilhões, desde cedo eram intensos os cuidados com os animais, uma das maiores atrações do evento e que despertam a curiosidade do público de todas as idades.

Expointer 2023   primeiro dia animais
Desde cedo eram intensos os cuidados com os animais – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Também participaram do encontro os representantes das entidades copromotoras da feira: Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), prefeitura de Esteio, Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Organização Cooperativa e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema Ocergs-Sescoop/RS).

A 46ª edição da Expointer prossegue até o 3 de setembro no Parque de Exposições de Assis Brasil, em Esteio.

Texto: Rodrigo Martins/Ascom Expointer
Edição: Vitor Necchi/Ascom Expointer

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.