Temperatura alta continua antes da chegada da chuva ao Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou nesta terça mais um dia de temperatura alta para o mês de julho com máximas até 7ºC a 8ºC acima do que é normal para esta época do ano. Uma massa de ar quente cobre o estado e o tempo vai seguir quente, precedendo o retorno da chuva que deve cair com elevados volumes em parte do território gaúcho no final da semana, as informações são da Metsul.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima nesta terça-feira no estado alcançou 27,1ºC em Campo Bom, na Grande Porto Alegre. Já na rede de estações automáticas particulares, as máximas atingiram 29,2ºC em Vera Cruz e 27,7ºc em Parobé.

A previsão da MetSul Meteorologia é que a temperatura siga alta no Rio Grande do Sul tanto nesta quarta como na quinta-feira. Na quinta, em especial, as máximas devem ser elevadas na cidade de Porto Alegre, na região metropolitana e nos vales, podendo atingir 28ºC a 29ºC em alguns pontos.

O maior aquecimento na quinta decorrerá do ingresso de correntes de vento do quadrante Norte, como é comum em horas que antecedem a chegada de uma frente fria. Por efeito do relevo dos vales, o aquecimento será mais acentuado com uma tarde muito quente para os padrões climatológicos de julho.

O sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, embora com aumento de nebulosidade. A Campanha, o Sul e o Leste gaúcho devem ter maior presença de nuvens com chance de chuva em diferentes pontos do Sul do estado e da Campanha, mas com baixos volumes. Mesmo nestas áreas, contudo, parte do dia poder ter sol entre as nuvens.

Na quinta, o sol chega a aparecer com nuvens, mas a nebulosidade aumenta no estado. Há chance de chuva até o fim do dia em diversas regiões, incluindo pontos do Oeste, do Centro, Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. Na região de Porto Alegre, onde o sol aparece na quinta com calor, há chance de instabilidade no fim do dia.

A maior instabilidade é prevista entre a tarde e a noite de sexta e o começo do sábado, quando uma frente fria atua no estado e um centro de baixa pressão se aprofunda junto ao Rio Grande do Sul. Chove de forma mais generalizada no território gaúcho e forte com altos volumes em parte do estado, notadamente entre a capital, a Grande Porto Alegre, os vales e o Litoral Norte.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.