Polícia Civil faz ofensiva contra grupo suspeito de aplicar golpe do bilhete premiado e quatro pessoas são presas

Neste domingo, dia 2 de julho, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deu início à Operação Tessera Fabula, com o objetivo de investigar uma associação criminosa especializada na aplicação de golpes na modalidade conto do bilhete. A ação está sendo realizada na cidade de Passo Fundo, onde estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. Até o momento, quatro pessoas já foram presas.

Durante as buscas na residência de um dos criminosos, foram encontrados documentos falsos, quantias em reais e dólares, além de relógios e joias que provavelmente eram pertences de vítimas que entregavam seus bens como garantia para receber o suposto prêmio prometido pelos golpistas.

A investigação teve início após um caso ocorrido no dia 21 de março de 2023, quando uma idosa foi vítima de um golpe na cidade de Porto Alegre. Na ocasião, a vítima sofreu um prejuízo estimado em cerca de R$ 200 mil, além de U$ 3.500 e joias.

A equipe da DRCID iniciou imediatamente a investigação preliminar no local do crime, situado na rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Os golpistas sempre atuavam em duplas, abordando diretamente as vítimas, enquanto outros três membros da associação ficavam próximos, observando e dando apoio aos criminosos.

Durante a investigação, foram reunidas provas para embasar os pedidos de prisão, e constatou-se que os alvos atuavam em diversos municípios da região Sul do Brasil, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Estima-se que o grupo tenha causado prejuízos de aproximadamente R$ 2 milhões com os golpes aplicados.

O Delegado Thiago Albeche, titular da DRCID, ressaltou a necessidade de prender os criminosos o mais rápido possível, uma vez que o grupo se desloca com frequência e age de maneira acelerada, enganando vítimas em diferentes localidades. “Assim que recebemos as ordens de prisão, organizamos a operação e partimos no dia seguinte para garantir o máximo de sigilo e eficiência na atuação”, afirmou Albeche.

Recentemente, a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do DEIC já havia deflagrado a Operação Aviditá, que desarticulou uma quadrilha atuante na mesma modalidade criminosa, também originária de Passo Fundo. Naquela ocasião, indivíduos membros de uma associação criminosa foram identificados como autores de golpes do conto do bilhete em vários municí

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.