A história da Foto Fuji e a imigração japonesa em Veranópolis

No #sextou de hoje vamos falar da Foto Fuji, mas também da história da fotografia e imigração japonesa em Veranópolis!

A partir de um anúncio de jornal a família Fujii decidiu emigrar para o Brasil, partindo em 1957 no navio Santos Maru. Passaram por diversas cidades gaúchas até 1959, quando se estabeleceram em Veranópolis. Aqui chegaram Bunpei Fujii nascido em 1906, na cidade de Kobe, filho de Toyo e Seikichi Fujii, ambos comerciantes de tecidos; Michie Takesaki nascida em 1910, na cidade de Kuga, província de Yamaguchi-ken, filha de agricultores proprietários de grandes áreas de terra; e três dos seis filhos do casal: Koichi, Takeshi e Kimiko.

O casal Fujii já trabalhava com fotografia no Japão. Bunpei frequentou uma espécie de escola técnica de fotografia e ensinou sua esposa. Após atuar como militar na região chinesa da Manchúria entre 1929 e 1930 e contrair pneumonia, deu baixa na vida militar e abriu um “estúdio fotográfico de campanha”, trabalhando entre 1935 e 1938. Em 1959 abriram a Foto Fuji com parte do equipamento que já era utilizado no Japão, como câmera fotográfica, ampliador e outros materiais de laboratório. O restante dos equipamentos e artigos de estúdio, como reveladores e químicos para processamento de fotografias foram adquiridos em Porto Alegre e em São Paulo. Iniciaram trabalhando com fotografias de estúdio, como 3×4 e retratos individuais ou de família.

Aos poucos passaram a cobrir eventos como casamentos, aniversários, formaturas, bailes e carnavais, sobrepondo a fotografia artística de estúdio, “Isso entristeceu muito meu pai”, relembra o filho Takeshi Fujii. Bunpei atuava em fotografias de estúdio. O filho Koichi iniciou o trabalho como fotógrafo aos dezoito anos, produzindo fotografias externas, cobrindo os eventos. Michie fazia todo trabalho de laboratório: processamento de revelação, cópias, fixação, lavagem, secagem e embalagem. Um pequeno período comercializou álbuns, porta-retratos, máquinas fotográficas populares e outros acessórios fotográficos. Trabalhavam com materiais fotográficos de diversas marcas, como Fuji, Kodak, Agfa e Ilford.

Gostou do #sextou de hoje? Curta e compartilhe…

Quer conhecer mais sobre a história da fotografia em Veranópolis? Visite a exposição A imagem e o tempo: memória e fotografia nos 125 anos de Veranópolis.

Referências:

Foto: Família Fujii à frente da Foto Fuji, Veranópolis, 1960c. Da esquerda para a direita: Koichi Fujii, Michie Fujii, Kimiko Fujii, Bunpei Fujji e Takeshi Fujii. Autoria não identificada. Acervo privado da família Fujii.

FUJII, Takeshi. Takeshi Fujii (depoimento, 2022). Veranópolis, MUMVER, 2022, 7p.

Informações Museu Municipal de Veranópolis.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.