Morre o presidente do MTG Manoelito Savaris

Na madrugada deste sábado, aos 67 anos, faleceu o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris. Savaris, que lutava contra um câncer, deixou um legado significativo no movimento tradicionalista gaúcho.

Natural de Casca, cidade do interior do Rio Grande do Sul, porém residindo em Caxias do Sul, Manoelito Savaris era oficial da reserva da Brigada Militar e possuía formação acadêmica em História. Ele estava em seu nono mandato à frente do MTG, sendo reconhecido como um líder dedicado e influente.

Além de sua atuação como presidente do MTG, Savaris teve um papel fundamental em outras instituições tradicionalistas. Ele foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos localizados em Caxias do Sul. Também coordenou a 25ª Região Tradicionalista em 1996 e 1997 e ocupou o cargo de vice-presidente de Administração do MTG ao lado de Jayr Lima, nos anos de 1999 e 2000. No período de 2007 a 2010, Savaris presidiu o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e, em 2012 e 2013, foi o presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG).

Além de suas contribuições como líder tradicionalista, Manoelito Savaris também se destacou como escritor, pesquisador e historiador. Ele publicou diversos livros, incluindo obras como “Rio Grande do Sul: História e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, que foram editados e lançados pelo MTG.

O velório de Manoelito Savaris está sendo realizado no Memorial São José, em Caxias do Sul, e se estenderá até a meia-noite deste sábado. Uma missa de corpo presente em homenagem ao presidente será realizada no domingo, às 9h, e o sepultamento ocorrerá em Bento Gonçalves. Manoelito deixa sua esposa, Odila Paese Savaris, três filhos – Tiago, Tomás e Alina – e quatro netos.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho e toda a comunidade tradicionalista do Rio Grande do Sul lamentam profundamente a perda de Manoelito Carlos Savaris. Sua dedicação, liderança e contribuições deixam um legado duradouro para a cultura e as tradições gaúchas.

Fonte: Correio do Povo

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.