Ministério da Agricultura faz operação contra fraude em requeijão em nove estados

Nove estados brasileiros foram alvo de uma operação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgada nesta quarta-feira (10), que encontrou amido em requeijão comum e cremoso sem indicação no rótulo, no comércio varejista. No total, foram coletadas 180 amostras em 66 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF), Estadual ou Distrital (SIE/SID) e Municipal (SIM).

Das amostras coletadas, nove apresentaram a presença de amido, um componente que só pode ser identificado em análises laboratoriais. A adição de amido ao requeijão é considerada uma fraude econômica, já que o produto não corresponde ao que está declarado no rótulo. Segundo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão, a adição de amido é obrigatória e deve constar na embalagem como “Mistura de Requeijão e Amido”.

Os produtos com irregularidades foram apreendidos e os estabelecimentos foram autuados em processo administrativo específico. O Ministério da Agricultura não pode divulgar as marcas, pois o processo segue em andamento. A presença de amido no requeijão sem indicação no rótulo é considerada uma prática fraudulenta e enganosa, que pode prejudicar a saúde do consumidor.

O requeijão cremoso deve possuir apenas leite ou leite reconstituído, creme, manteiga ou gordura anidra de leite. Já o requeijão deve ser obtido por fusão de uma massa de coalhada dessorada e lavada, obtida por coagulação ácida ou enzimática do leite com ou sem adição de creme de leite, manteiga e gordura anidra de leite.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.