MetSul alerta para episódio significativo de chuva no RS: possibilidade de inundações

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta informando que o Rio Grande do Sul pode enfrentar um episódio de chuva significativa nos próximos dias. A última vez que o estado terminou com chuva acima da média foi em abril de 2022.

Os volumes de chuva projetados até o início da próxima semana são altos e podem trazer transtornos em algumas localidades. As precipitações já começaram e devem persistir até a próxima segunda-feira.

As previsões indicam que o primeiro momento de maior instabilidade e mais generalizada ocorre entre hoje e amanhã, com precipitações menos intensas na quinta-feira. Entretanto, novas áreas de instabilidade devem se formar entre sexta e sábado, trazendo chuva mais ampla e volumosa em algumas áreas no segundo momento de maior instabilidade.

O terceiro momento de maior instabilidade ocorrerá pelo avanço de uma frente fria no começo da próxima semana, mas a partir de terça ou quarta-feira, o tempo deve firmar no estado com a chegada de ar mais seco e frio.

Os acumulados de chuva previstos pelos modelos numéricos até o começo da semana que vem são altos em grande parte do Rio Grande do Sul e podem ultrapassar 250 mm em algumas áreas. Em muitos locais, a chuva apenas dos próximos sete dias deverá alcançar a média histórica de precipitação de maio inteiro.

A MetSul alerta para a possibilidade de precipitações localmente fortes com acumulados altos em curtos períodos, gerando alagamentos. Há também risco de elevação de rios e arroios com possibilidade de inundações em algumas áreas do estado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.