Em São Paulo, Polícia Civil do RS desencadeia Operação Tricksters em combate a crimes de estelionato e associação criminosa

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria/RS, coordenada pela Delegada de Polícia Débora Dias, desencadeou, nesta quarta-feira (10/5), a Operação TRICKSTERS, no estado de São Paulo. A ação, que investiga o crime de estelionato na modalidade “golpe do cartão clonado”, cumpre 22 ordens judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e 07 mandados de prisão, nas cidades de São Paulo, Ilha Comprida e Pariquera-Açu. Até o início desta manhã, quatro pessoas já haviam sido presas.

Tricksters tem como significado “trapaceiros”. No golpe investigado, os criminosos ligam ou mandam mensagem SMS para o telefone da vítima, se passando por funcionários de um banco. Em seguida, eles informam que compras indevidas estão sendo realizadas ou que a conta teria sido “invadida”, que foi o caso da vítima de Santa Maria.

A partir daí, os golpistas induzem a vítima a baixar um aplicativo que seria um antivírus, mas, na verdade, trata-se de um programa que autoriza o acesso remoto ao celular do usuário e, consequentemente, ao aplicativo do banco. Assim, eles passam a fazer transferências bancárias e empréstimos.

A vítima em questão nesta investigação possui 64 anos de idade e teve um prejuízo aproximado de R$ 192 mil. O caso aconteceu em 1º de abril de 2022, quando começaram as ligações. Foram aproximadamente 10 meses de investigação da DPICOI/Santa Maria.

A ação conta com o apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto M.O.S.A.I.C.O., viabilizando o trabalho integrado entre as Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, no enfrentamento à associação criminosa voltada a prática do crime de estelionato.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.