Dia das Mães: Mulheres têm filhos cada vez mais tarde no Brasil, indica levantamento do IBGE e Fiocruz

Cada vez mais mulheres no Brasil estão optando por engravidar mais tarde na vida, segundo um levantamento do IBGE divulgado em 2021. A faixa etária de 35 a 39 anos teve um aumento de 63% em uma década, enquanto a taxa de nascimentos entre mães com até 19 anos caiu 23% no mesmo período. Além disso, as mulheres estão se casando mais tarde, o que colabora para o crescimento da taxa de fecundidade em mulheres após os 30 anos de idade.

O aumento da escolaridade, a melhoria do nível socioeconômico da população e o acesso aos métodos contraceptivos efetivos, como os DIUs hormonais ou não hormonais, são fatores que contribuem para essa tendência. No entanto, a partir dos 35 anos, aumentam os riscos de alterações no número de cromossomos nas células do feto, de aborto espontâneo e de anormalidades na placenta, além de outras condições como hipertensão e diabetes gestacional. A avaliação da reserva ovariana e da saúde geral da mulher para o planejamento familiar é essencial.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.