Veterinária alerta para o perigo de cães e gatos comerem doces e chocolates

Com a chegada da Páscoa, os doces e chocolates ganham destaque nas prateleiras de supermercados e na dispensa das casas. Porém, é importante lembrar que os animais de estimação não devem ingerir esses alimentos, segundo alerta da veterinária Luiza Celestino, do Centro Veterinário Sarandi (CVS).

De acordo com a profissional, o chocolate é um alimento perigoso para cães e gatos, pois contém teobromina em sua composição, substância que não é metabolizada pelos animais e pode causar sintomas como vômito e diarreia. Em casos mais graves, a ingestão pode evoluir para estado de coma ou óbito.

Luiza explica que a intoxicação pode variar conforme a reação individual de cada animal e que a ingestão de chocolate é acumulativa, ou seja, mesmo que em alguns casos os animais não apresentem sintomas, a exposição repetida pode levar a insuficiência hepática e óbito.

Além do chocolate, a veterinária também alerta para os perigos da ingestão de alimentos com açúcar pelos animais, que podem aumentar as chances de desenvolver diabetes e insuficiência hepática.

Para evitar esses riscos, Luiza recomenda que os tutores evitem oferecer doces e chocolates aos seus animais de estimação, optando por alimentos específicos para pets. Dessa forma, é possível garantir uma Páscoa tranquila e segura para cães, gatos e suas famílias humanas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.