Quinze meses após aprovação na Câmara de Veranópolis, o que falta para o Bolsa Atleta sair do papel?

Vereador proponente, Chumbinho Zanotto, revela ansiedade para que programa possa estar em prática e auxiliar atletas veranenses

Em dezembro de 2021, as indicações de nº 198/2021 e nº 199/2021, que propunha a instituição do Programa Bolsa Atleta e do Programa Bolsa Atleta Estudantil, foram aprovadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Veranópolis, em sessão com grande público presente. Ambas as propostas foram de autoria dos vereadores Vanderlei “Chumbinho” Zanotto (PP) e Cristiano Valduga Dal Pai (PDT). Quinze meses depois, o projeto ainda não saiu do papel.

Saiba mais | Em sessão lotada pela comunidade, Câmara aprova proposta de Bolsa Atleta em Veranópolis

A ideia, que foi descoberta por Chumbinho no município catarinense de São Miguel do Oeste e, posteriormente, foi apresentada ao então deputado Ronaldo Santini, chegou a ser pautada na Assembleia Legislativa do RS e aprovada a nível estadual. Em entrevista à Studio, o atleta e vereador proponente comentou o andamento do projeto, informando que o mesmo necessita de uma maior atenção por parte do órgão responsável.

Na época, conversamos com o Poder Executivo, o Fininho me colocou uma situação que precisava reativar o Conselho Municipal do Esporte, que decidiria pelo Bolsa atleta. Em 2018 foi criado o Fundo Municipal do Esporte, muito importante para receber as verbas e recursos de investimento. E o Conselho chegou a ser criado. O fundo existe, mas não está ativo no momento“, explicou Zanotto.

O procedimento de criação do Conselho e do Fundo facilita a viabilização de programas voltados ao setor, como o Bolsa Atleta, e sem o funcionamento de ambos, a ideia não tem força para sair do papel.

O Diretor de Esportes de Veranópolis, Fininho Kufner, explicou à reportagem da Studio que o Conselho já foi criado, mas ainda não se reuniu, em função de algumas entidades componentes ainda não terem definido seus integrantes. A perspectiva é que em breve ocorra o primeiro encontro. Quanto ao Fundo Municipal, ele já está aberto e conta com uma pequena dotação do município para inicio dos trabalhos. Posteriormente, ele terá meios de captar recursos. “Ainda faltam detalhes pra que se dê inicio, e a questão do Bolsa Atleta aí já vai ter a avaliação do Conselho para formar as diretrizes“, detalhou.

“O que nós queremos mostrar pras pessoas e para o Executivo é que a gente acredita que quanto mais crianças estiverem no esporte, mais crianças nós vamos manter longe das drogas, elas vão estar se formando para a sociedade. Nós queremos as pessoas sadias, com qualidade de vida. A gente vai estar trabalhando para a sociedade”, defendeu.

Chumbinho também pontuou que, mesmo sendo proponente do projeto, definiu que não será um dos beneficiados do Bolsa Atleta municipal. “Pessoalmente, eu já perdi muitos atletas. Que tiveram que largar, para começar a trabalhar, não tiveram incentivo nenhum. A SAMEVE atende até os 18 anos. Nós perdemos talentos, grandes atletas que poderiam divulgar muito bem o nosso município, que desistiram por não ter apoio. Porque nem todos tem a coragem de ir pedir patrocínio. E mesmo treinando, a incerteza na parte financeira mexe com o psicológico do atleta, porque as despesas são grandes“, confessou.

Outras tentativas

A indicação nº 198/2021 não foi a primeira tentativa de Chumbinho para viabilizar o programa Bolsa Atleta. Em 2019, quando assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores, como suplente do vereador Danilo Balotin, o atleta também pleiteou a proposição, mas não teve tempo hábil de defendê-la, tendo assim, o projeto sido arquivado.

Os esforços para conseguir incentivos aos atletas não cessam com a proposição de Zanotto. Em fevereiro deste ano, a Câmara de Vereadores de Veranópolis aprovou, por unanimidade, a Indicação nº 21, de 01 de fevereiro de 2023, de autoria do vereador suplente Dênis Alex de Oliveira (PDT), que sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de concessão de incentivo financeiro para atletas que representarem o município em eventos nacionais e internacionais, em quaisquer modalidades esportivas, por meio de realização de parcerias. Novamente, o projeto foi encaminhado ao executivo e aguarda retorno.

Relembre a proposta

A indicação, feita pelos vereadores Chumbinho Zanotto e Cristiano Valduga Dal Pai, foi apresentada como um ante projeto de lei, já regulamentando alguns detalhes do funcionamento da bolsa, a fim de convencer o Executivo Municipal da importância do Programa Bolsa Atleta na formação dos atletas que residem neste município, posteriormente sendo remetido a Casa Legislativa como Projeto de Lei.

Além disso, alguns requisitos para participar do programa seriam idade entre 06 e 17 anos para a bolsa estudantil e mínima de 18 anos para a adulta, participar de competições esportivas em nível estadual, nacional, internacional ou mundial e estar em plena atividade esportiva e residir em Veranópolis há pelo menos 01 (um) ano.

“O referido programa busca garantir a manutenção da carreira dos atletas, buscando proporcionar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições, visando ao desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o Município de Veranópolis/RS nas principais competições estaduais, nacionais e internacionais”, apontou a justificativa.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.