Nacional apresenta seu projeto para 2023 em Nova Prata

Na terça-feira, 28 de fevereiro, a Associação Esportiva Nacional Super Sport realizou a Aula Magna do Projeto Nacional Vôlei, na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de autoridades locais, membros da associação, alunos e seus familiares.

O evento serviu para apresentar a trajetória da entidade durante esta meia década de atuação na cidade de Nova Prata, além de agradecer a todos que apoiaram, incentivaram e permitiram êxito do projeto hoje. Em dezembro de 2022 a entidade divulgou aos atletas, pais e população pratense a continuidade das atividades do Projeto Nacional Vôlei o qual passa a ser financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria Estadual do Esporte e Lazer – PRÓ-ESPORTE RS / LIE.

A trajetória – A Associação Esportiva Nacional Super Sport foi idealizada por um seleto grupo de jovens pratenses amantes e incentivadores de diversas modalidades esportivas. O Nacional é uma entidade civil, de caráter educativo, beneficente, cultural, assistencial, sem fins lucrativos, legalizada, defensora dos direitos de igualdade e oferta de ações a todo ser humano nas mais diversas fases da vida. O Projeto Nacional Vôlei iniciou suas atividades em 2018 e, desde então, possibilitou uma alternativa 100% gratuita na prática esportiva para crianças e adolescentes auxiliando na promoção em prol à saúde, educação e ação social. Em 2018 iniciou suas atividades com 42 alunos treinando nas quadras do Instituto Estadual de Educação Tiradentes, espaço hoje ainda utilizado, tornando-se um dos polos do projeto graças à parceria entre a entidade e ao ex-diretor Silvano Marchetti e a atual diretora Ivana da Rosa Garcia. Após alguns meses um novo polo foi criado com apoio da prefeitura, através do ex-prefeito Volnei Minozzo e ex-secretário Everson Marca que possibilitaram através de um termo de concessão a quadra do Ginásio Alcides Tarasconi.

Após a pandemia da COVID-19 o Projeto começou a ganhar proporções não imagináveis. A carência por um esporte alternativo à crianças e jovens pratenses foi identificada. Em 2022 o Projeto chegou ao ápice de 172 matrículas ativas e 79 em lista de espera. Isso foi fruto do empenho de uma diretoria presente e atuante, e uma equipe multiprofissional empenhada e focada. Devido ao aumento expressivo de alunos novas parcerias foram necessárias para expandir o Projeto. O Colégio Nossa Senhora Aparecida representado pela diretora Adriana Simonetto Pessutto possibilitou a abertura de um novo polo de treinamento. O Poder Executivo Municipal representado pelo atual prefeito Alcione Grazziotin e sua vice Sandra Helena Guglielmin Zottis, ex-secretário Felipe Pavan e atual Veridiana Valar Ciotta juntamente com a equipe do departamento de Esportes: Douglas Romanzini e Jader da Costa incentivaram e apoiaram o projeto. O Poder Legislativo Municipal de Nova Prata durante estes cinco anos de projeto também apoiou através das emendas impositivas por meio dos vereadores Ademir Concolatto; Altir José Ferro; Clarice C. Minozzo; Claudiomiro Koprovski; Clecio Zamin; Dilso Cassol; Gilmar Peruzzo; Idacir Pegoraro; Jandir Hasse; Luciane Maria Bristot; Magnos Spanhol; Mário Cortelini; Roseli Albuquerque e Sebastião Mamede.

Até hoje o Projeto Nacional Vôlei realizou 22 ações esportivas e sociais voltadas aos alunos e também a toda a comunidade regional. Anualmente umas das ações sociais é a coleta de brinquedos, alimentos, agasalhos e produtos de limpeza que posteriormente são destinadas à entidades e pessoas do município. Acredita-se que as atividades precisam ultrapassar as perspectivas de descoberta de talentos esportivos ou formação atlética. Elas devem também conduzir ao resgate da dignidade, da inclusão e socialização, do autoconhecimento e da convivência com vitórias e derrotas. A prática esportiva ajuda na redução do estresse, melhora o processo cardiorrespiratório, reforça a musculatura, potencializa a coordenação motora, além de controlar as morbidades, desvios posturais e manutenção do peso.

Preocupado com a ociosidade das crianças e adolescentes durante período de férias escolares o Projeto Nacional Vôlei proporciona jogos de voleibol de praia em parceria com a Go Sports. Integração entre os alunos dos três polos, diversão e, é claro, muito voleibol torna-se uma competição saudável cuja as equipes são formadas por sorteio.

Planejamento 2023 – Em 2023 o Projeto Nacional Vôlei permanece sendo elaborado e executado por professores de educação física e está sendo sustentado por 3 eixos estruturantes: condicionamento físico aliado ao treinamento formativo e tático. Passou de 9 para 16 turmas de treinamento. Elas foram subdivididas em categorias de base Sub 10, Sub 13, Sub 15, Sub 18, e todas contam também com turmas de competição. Neste ano o Projeto também está disponibilizando a modalidade de voleibol adaptado (câmbio) para grupos de 3ª idade e deficientes físicos e mentais, além de acompanhamento nutricional e fisioterápico proporcionado bimestralmente e psicológico mensalmente a todos os atletas. Aquisição de novos materiais esportivos e confecção de uniformes estão sendo adquiridos para que, de forma gratuita, todos usufruam. Tudo isso foi possível, pois as atividades do Projeto Nacional Vôlei estão sendo financiadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria Estadual do Esporte e Lazer – PRÓ-ESPORTE RS / LIE através do ICMS que todos nós pagamos. É uma das formas que o governo proporciona para retornar à população os impostos que recolhe.

Durante a apresentação da Aula Magna também foram divulgados os patrocinadores do Projeto Nacional Vôlei: Adylnet, Delicks, Rypel, e Supermercados Porta. Estas empresas acreditaram no potencial das crianças e adolescentes pratenses, não somente para que algumas delas possam se tornar atletas profissionais, mas que todos possam ter condições de tornar cidadãs do bem e exerçam a cidadania em qualquer profissão que irão assumir futuramente. Além disso, com o patrocínio destas empresas está sendo possível ofertar de atividades físicas direcionadas a 3ª idade e deficientes universalizando o esporte.

Neste evento a entidade também homenageou e convidou para serem madrinha/padrinho do Projeto Nacional Vôlei a Srª Roseli Albuquerque e Sr° Claunir Grandi. Duas personalidades pratenses que incentivam a prática esportiva no município e orientou por diversas vezes com conselhos e palavras de apoio a entidade.

O Projeto Nacional Vôlei estará abrindo na segunda quinzena de março inscrições para as vagas remanescentes. Todas as informações poderão ser obtidas através do Instagram @Nacionalss. A entidade convida a toda população pratense visitar os polos de treinamento durante as aulas para prestigiar e incentivar todos os atletas.

Texto: Associação Esportiva Nacional Super Sport

Fotos: Vilson Paludo/AC PMNP

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.