Fábricas da Volkswagen e GM iniciam período de férias coletivas nesta segunda

Fábricas da Volkswagen e da General Motors (GM) no interior paulista iniciam período de férias coletivas para parte de seus funcionários a partir desta segunda-feira (27).

Na unidade da Volkswagen em Taubaté 2 mil funcionários teriam férias por 10 dias, inicialmente. A montadora anunciou na sequência que as coletivas serão adotadas para outros 900 funcionários durante o período.

Segundo a montadora, a medida foi adotada “para manutenção de produção da unidade e também em razão da instabilidade na cadeia de fornecimento de componentes”. O sindicato de metalúrgicos da região prevê o retorno da totalidade dos funcionários para 24 de abril.

A GM vai parar por três semanas parte da produção na fábrica de São José dos Campos. O sindicato da região informou que a montadora vai dar férias coletivas na unidade até 13 de abril.

Ainda de acordo com o sindicato, a montadora informou que precisa readequar a produção. A paralisação afeta 3 mil funcionários — cerca de 80% dos trabalhadores da fábrica.

Outras montadoras paralisam produção

Após dois anos de paradas forçadas por escassez de componentes, principalmente de chips, as fabricantes brasileiras de veículos voltam a interromper a produção, desta vez, também por falta de consumidores.

A desaceleração da atividade econômica, inflação alta e juros elevados estão frustrando as expectativas do setor e levando empresas a ajustarem os planos de produção.

Desde o último dia 20, General Motors, Hyundai e Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) suspenderam linhas de produção e daram férias coletivas a funcionários.

O quadro de desaquecimento de vendas pode se prolongar até 2024, na visão de economistas do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, e novas paradas de fábricas devem ocorrer.

A Hyundai concedeu férias coletivas de três semanas para os trabalhadores dos três turnos da unidade que produz os modelos HB20 e Creta em Piracicaba (SP).

No último dia 22, a Stellantis dispensou por 20 dias os funcionários do segundo turno da fábrica da Jeep em Goiana (PE). Uma semana depois, os operários do primeiro e do terceiro turnos, por dez dias, período em que toda a produção dos SUVs Renegade, Compass, Commander e da picape Fiat Toro fica paralisada.

No fim deste mês, a fábrica que produz os modelos das marcas francesas Peugeot e Citroën, também do grupo Stellantis, encerra o segundo turno de trabalho em Porto Real (RJ) e antecipa a dispensa de 140 funcionários com contratos temporários.

Com informações da CNN e da Agência Brasil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.