Erva-mate previne envelhecimento e tem ação cicatrizante, dizem pesquisadores

Um compilado de estudos científicos publicados entre os anos de 2000 e 2021 mostra que o nosso chimarrão de todos os dias previne o envelhecimento, tem ação cicatrizante e até propriedades anti-câncer, as informações são de Giovani Grizotti, o repórter Farroupilha.

O resumo das pesquisas foi publicado na edição de março do Brazilian Journal of Health Review, jornal online especializado em ciências na área da saúde. E foi assinado pelos pesquisadores de Passo Fundo Natália Freddo, Mariana Tortelli Beux, Eduarda Bassi Anziliero, Regina Guglielmin Peruffo, Alessa da Silva Borges e Julia Dall’Agnol Ribeiro.

O estudo identificou na erva substâncias capazes de prevenir doenças cardíacas, neurodegenerativas, e com ação anti-oxidante, que previne o envelhecimento das células.

“Os principais compostos químicos desta planta com perfil nutricional são as vitaminas A, C, E e as do complexo B, além dos minerais, flavonoides, saponinas, metil xantinas e polifenóis”, afirmam os estudiosos.

Assim, a erva-mate tem ação antiinflamatória, antimicrobiana, antiobesidade, antidiabética, neuroprotetora, além de prevenir doenças cardíacas e regular a flora intestinal. Os pesquisadores dizem que a “planta se torna um possível ativo no combate ao envelhecimento precoce, por ser rica em polifenóis e no auxílio da cicatrização, podendo ser utilizada também pelo público jovem com incidência à acne”, podendo servir de alternativa à indústria de cosméticos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.