Caxias do Sul oficializa Passo do Vinho como rota turística

O prefeito Adiló Didomenico sancionou na tarde de sábado (04/04), transformando em lei, projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, instituindo o Passo do Vinho como rota turística de Caxias do Sul. O ato ocorreu no estande da Secretaria do Turismo como parte da programação da Festa das Colheitas, realizada no Centro de Eventos do Parque de Eventos da Festa da Uva.

De acordo com o prefeito, o estímulo ao desenvolvimento do turismo integra o plano de governo da gestão, apresentado à população durante a campanha eleitoral de 2020. Citou que a atividade faz parte de um processo visando uma matriz econômica mais diversificada à cidade. Renovou a defesa pela unificação de esforços dos municípios em torno do fortalecimento do turismo regional. Destacou que o Passo do Vinho era sonho antigo, idealizado pelo ex-vereador Gustavo Toigo, presente à solenidade, iniciado pelo ex-secretário de Turismo, Ênio Martins, e concluído pelo atual, Ricardo Daneluz. “O roteiro se alia ao Parque de Eventos da Festa da Uva, que é um grande indutor do turismo de negócios e de lazer”, afirmou.

O secretário Ricardo Daneluz reforçou a importância de os municípios, por meio do poder público e das entidades comunitárias, unirem esforços, deixando de lado egos e vaidades. Também mencionou Gustavo Toigo como o primeiro entusiasta do roteiro, projetando que ele se tornará um destino reconhecido em todo o país. “O trabalho coletivo conduzirá a região para grandes conquistas”, assinalou. Anunciou que a secretaria acelera o trabalho em duas iniciativas: a criação do alvará turístico e da lei de incentivo ao turismo, dentre outras que estão sendo debatidas conjuntamente.

Presidente do roteiro turístico, que engloba ainda os municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul, o empresário Clóvis Boscato, elogiou o prefeito Adiló Didomenico por oficializar o ingresso de Caxias do Sul e incentivar o desenvolvimento do turismo, que define como setor responsável por benefícios sociais e econômicos, que resultam em geração de empregos e renda. Lembrou que o roteiro existe há quatro anos, tendo no ex-vereador Gustavo Toigo o principal promotor da ideia e, mais recentemente, do vereador Felipe Gremelmaier, que se empenhou na defesa da iniciativa. “Toda a região será beneficiada com o roteiro, porque poder público e iniciativa privada estão unidos com o mesmo objetivo”, ressaltou. Boscato ainda anunciou que no dia 14 de março o Município de Farroupilha oficializará seu ingresso no roteiro. “Tenho a convicção de que o roteiro despontará, em breve, como um dos mais importantes do Brasil”, reforçou.

O ato foi prestigiado pela vice-prefeita Paula Ioris; chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos; secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto; e secretários Flávio Cassina, de Governo; Gabriel Citton, de Esporte e Lazer; Norberto Soletti, de Obras Públicas; Rudimar Menegotto, da Agricultura; e Wagner Petrini, da Habitação; diretora-presidente da Festa Nacional da Uva S.A., Marta Siota Schramm; e diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Gilberto Meletti. Também estiveram presentes os vereadores Lucas Diel, representando o Legislativo, e Velocino Uez; presidente do Conselho Municipal de Turismo, Karen Sbabo; e representantes de entidades empresariais e comunitárias. O evento foi encerrado com uma confraternização com produtos da Famiglia Pezzi.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.