Caso de febre amarela é confirmado em bugios em Caxias do Sul, Veranópolis anuncia vacinação

Devido à confirmação de um caso de Epizootia (bugios mortos e confirmados laboratorialmente para Febre Amarela) no município de Caxias do Sul, a Secretaria da Saúde de Veranópolis reforça a importância de manter em dia a vacinação contra a Febre Amarela.

Os bugios (e os macacos-prego, no caso do RS), são considerados sentinelas da febre amarela e não causam riscos à população. Esses primatas servem como indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre. Eles adoecem depois que são picados pelo mosquito transmissor, o Haemagogus. Humanos não vacinados são contaminados somente ao serem picados por esses mosquitos infectados. As pessoas não vacinadas que habitam regiões rurais ou silvestres, ou que se deslocam para essas áreas, estão sob risco de contrair a doença.

A melhor forma de prevenção à Febre Amarela é a vacinação, que está disponível para a população nas Unidades Básicas de Saúde do município. Também é importante lembrar que deve-se sempre usar repelentes em ambientes silvestres.

Crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. Para as crianças que não realizaram a vacina no período, a recomendação é procurar orientações no seu Posto de Saúde de sua referência. A partir dos 5 anos, crianças que não foram vacinadas podem tomar apenas uma dose. Esta dose única deve ser aplicada até os 59 anos de idade. Pessoas que já realizaram pelo menos uma dose, já são consideradas imunizadas, sem necessidade de nova dose.

Confira o cronograma de aplicações da vacina de febre amarela:

➡️ ESF Santo Antônio: segunda-feira (durante todo o horário de trabalho)

➡️ ESF São Francisco: terça-feira (durante todo o horário de trabalho)

➡️ ESF Medianeira: quarta-feira (durante todo o horário de trabalho)

➡️ ESF Renovação: quinta-feira (durante todo o horário de trabalho)

➡️ ESF Universal: sexta-feira (durante todo o horário de trabalho)

➡️ Posto de Saúde Central: quarta e sexta-feira (durante todo o horário de trabalho)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.